Do ATUAL
MANAUS – O Rio Negro em Manaus está em nível crítico de enchente com a cota de 22,76m segundo o painel de monitoramento hidrometeorológico da Defesa Civil do Amazonas. A última atualização ocorreu nesta segunda-feira (19).
A Defesa Civil estima que a vazante dos rios este ano supere a marca histórica de 2023 quando a profundidade foi de 12,70m na orla de Manaus. Nos últimos 7 dias, o nível do Rio Negro baixou, em média, 16 centímetros por dia.
No dia 21 de julho o Rio Negro a marca era de 25,93m. Atualmente, está em 22,76m. nos últimos 30 dias o rio baixou 3,17m.
No dia 5 de julho deste ano, o governador do Amazonas, Wilson Lima, alegou seca antecipada dos rios Solimões, Juruá e Purus e decretou situação de emergência no estado.
A situação de emergência em razão da seca alcança 20 municípios, sendo sete na calha do Rio Solimões, sete no Rio Juruá e seis no Rio Purus. Conforme o governador, nessas localidades comunidades enfrentam dificuldades de navegação e, consequentemente, de acesso à água potável e alimentos.