
Do ATUAL
MANAUS – Um gigantesco foguete lunar com 100 metros de altura foi lançado pela Nasa com o objetivo de preparar o terreno para uma possível presença humana sustentável na superfície lunar e avançar com os projetos de missões a Marte. O lançamento ocorreu nesta quarta-feira (16), após duas tentativas anteriores, em agosto e setembro, que foram interrompidas devido a problemas técnicos.
O SLS (Sistema de Lançamento Espacial, em português) é o foguete mais potente desenvolvido pela agência espacial americana e integra o programa Artemis, que pretende levar astronautas à lua novamente.
Artemis, na mitologia grega, é irmã gêmea de Apolo. Em dezembro, a Nasa comemora 50 anos da missão Apollo 17, a última vez em que os humanos pisaram na Lua.
A espaçonave ou cápsula chamada de Orion não tem tripulação e o foguete que a transporta deve colocá-la na rota certa para o satélite.
A Orion está sendo enviada para uma jornada de 26 dias que a levará à órbita retrógrada distante na Lua e deve voltar à Terra em 11 de dezembro.