SÃO PAULO – Amados e queridos por todos, os animais de estimação estão em milhões de casas brasileiras. Segundo dados de 2019 divulgados pelo Instituto Pet Brasil e elaborado pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o país contabiliza mais de 139 milhões de bichinhos, entre cães, gatos, peixes e aves ornamentais. Segundo relatório da Euromonitor Internacional, a magnitude da população de pets posiciona o Brasil na segunda posição mundial entre os países que mais faturam no setor.
Atentos à demanda e ao comportamento dos donos, que incluíram seus animais de estimação como membros da família, três empreendedores, liderados por Marcos Campos, lançam no mercado o aplicativo My Pet My Life, ferramenta desenvolvida para facilitar o acesso dos consumidores à cadeia de serviços oferecidos no Brasil: pet shops, que oferecem produtos como alimentação, medicamentos e acessórios, e clínicas para atendimento veterinário. Concebido como uma plataforma multifuncional, já nasceu com uma base de 12 mil estabelecimentos cadastrados.
“Acompanhando a evolução do mercado, que segue em franco crescimento apesar do cenário econômico brasileiro, percebemos que existe uma lacuna no que diz respeito aos meios que facilitam o acesso do dono e o animal aos serviços necessários para essa convivência”, disse Marcos Campos.
Com o aplicativo é possível agendar atendimentos e realizar compras diretamente pelo celular. Os usuários podem também cadastrar seus animais de estimação, mantendo um controle de peso, vacinas e consultas. É possível também buscar os estabelecimentos abertos em sua região. “Um grande banco de dados permite localizar, de forma ágil e precisa, os estabelecimentos desejados dentro da localidade. A ferramenta conta com mapa por região e pesquisa por tipo de serviço ou nome do local”, disse Campos.
São Paulo foi a cidade escolhida para testar a aceitação da ferramenta. “Estamos recebendo uma grande demanda de lojas e clínicas interessada em impulsionar o seu negócio. Esse fluxo é importantíssimo para que o consumidor estabeleça sua relação de confiança para, por exemplo, solicitar uma ração quando notar que o pacote está acabando e não tem tempo para comprar”, relata Campos.
A plataforma My Pet My Life recebeu investimento de R$ 160 mil para a sua produção, que ainda contará com atualizações constantes. “Nosso cronograma prevê a implementação de novas funções, como o marketplace, ainda no primeiro trimestre do ano”, disse Marcos. Os empreendedores da startup preveem um crescimento de 20% no número de usuários ainda no primeiro semestre, além de mais de 2 mil pontos de venda que passarão a assinar o My Pet My Life para fomentar seus negócios.