Do ATUAL
MANAUS – O Museu da Amazônia, na zona leste de Manaus, é ideal para celebrar o Dia da Árvore, nesta quinta-feira (21). Instalado na Reserva Florestal Adolpho Ducke, do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), o Musa é um santuário da flora amazônica.
O passeio na floresta inclui subida na torre de observação, com 42 metros de altura. A paisagem da copa das árvores impressiona.
A supervisora do Musa, Isabella Petry, diz que conhecer o ambiente no Musa é se deparar com a grandeza da Amazônia.
Isabela Petry destaca o Angelim-pedra (Dinizia excelsa, família Fabaceae), também conhecido como angelim-vermelho, com 80 metros de altura. A coloração avermelhada do tronco sob a luz solar se destaca entre as milhares de árvores.
A Paxiúba (Socratea exorrhiza) também é fascinante. Isabella Petry diz que árvore tem a habilidade única de “andar”, pois apresenta raízes aéreas que lhe permitem se adaptar ao ambiente, podendo deslocar-se em busca de luz solar. A árvore pode atingir até 20 metros.
Outra espécie que fascina é a Acariquara. Com altura variando de 10 a 35 metros e um diâmetro que pode atingir entre 40 a 120 centímetros, a Acariquara possui folhas perfumadas e frutos drupas ovalados – apresentam uma única semente.
Isabella Petry diz que a madeira da Acariquara é amplamente utilizada na Amazônia, especialmente para postes.
O Musa abre às segundas, terças, quintas, sextas e sábado, das 8h30 às 17h. A entrada custa R$ 40. Em comemoração à 17ª Primavera dos Museus, entre os dias 23 e 24 de setembro, o ingresso custará R$ 15. A programação completa do mês de setembro pode ser conferida nas redes sociais do @museudaamazonia_musa.
Os turistas podem verificar opções de passeios com agências turísticas cadastradas no site www.cadastur.turismo.gov.br ou buscar o roteiro, pelo WhatsApp, no chatbot Amazonas to Go, disponível 24h, todos os dias, pelo QR Code https://qrfacil.me/Qqdds6kr ou, ainda, em cartazes espalhados nos principais atrativos turísticos do Amazonas.