O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

MPF recomenda barragens para salvar indígenas do Alto Rio Solimões

28 de março de 2020 Dia a Dia
Compartilhar
MPF orienta sobre proteção sanitária aos índios (Foto: Marcello Casal Jr/ABr)

Por Jullie Pereira, da Redação

MANAUS – O MPF (Ministério Público Federal) recomendou à Prefeitura de Santo Antônio do Içá e ao Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena) do Alto Rio Solimões que montem barragens sanitárias contra o Coronavírus (Covid-19) e que intensifiquem as medidas de prevenção às comunidades indígenas da região. 

O MPF solicita que em até dois dias os relatórios das medidas já adotadas sejam enviados ao órgão. A recomendação acontece após o primeiro caso confirmado de Coronavírus no município. O médico Matheus Feitosa, que atendia a população indígena do Dsei do Alto Solimões, em Santo Antônio do Içá (a 878.71 km de Manaus), testou positivo ao voltar de uma viagem no Paraná, no dia 18 de março. O caso foi anunciado pela diretora-presidente da FVS (Fundação de Vigilância Sanitária), Rosemary Pinto, em coletiva online na última quinta-feira, 26.

“Quando ele chegou em Santo Antônio do Içá e sentiu os primeiros sintomas ele usou a máscara e decidiu se isolar. A notificação foi feita em tempo hábil, recebemos um telefonema da vigilância epidemiológica do município que pediu informações sobre como fazer a coleta. A coleta foi feita, o Lacen processou a amostra e o resultado foi positivo”, disse Rosemary. Um equipe da FVS foi enviada ao município, na última sexta-feira, 27, para identificar novos casos e coletar exames que devem ser feitos no Lacen (Laboratório Central) de Manaus.

Até a noite dessa última sexta-feira, 27, a Sesai registrou 13 casos suspeitos de indígenas infectados com o novo Coronavírus, dentre ele um caso no Desei do Alto Rio Solimões, local onde o médico prestou atendimento. Nenhum caso em pessoas indígenas foi confirmado, a informação está disponível no site da secretaria.

Em nota divulgada nas redes sociais, Feitosa disse que atendeu pacientes no dia 18, mas o único sintoma naquele momento era a tosse. Ele usou máscara e luvas para realizar as consultas e no dia seguinte sentiu febre. “Cheguei em Santo Antônio do Içá no dia 18 de março, onde até então estava assintomático. Tive um pouco de tosse, onde prontamente fiz o uso de máscara e todos os protocolos de higienização durante meus atendimentos a fim de evitar qualquer contaminação aos meus pacientes. No dia 19 pela manhã, senti febre. E prontamente me isolei em casa”, disse.

O MS (Ministério da Saúde) informou, na última sexta-feira, 27, ao blog do jornalista Matheus Leitão, do G1, que oito pacientes da etnia Tikuna, atendidos pelo médico, estão em isolamento domiciliar e sendo acompanhados pelas equipes da Sesai (Secretaria de Saúde Indígena).

Saúde indígena

O secretário de saúde do estado, Rodrigo Tobias, informou na última segunda-feira, 23, que a Susam somente prestará auxílio à população indígena caso haja confirmação de pacientes com Coronavírus, pois os atendimentos básicos de saúde dos indígenas são de responsabilidade da Sesai.

“O subsistema de saúde indígena é organizado por meio de distritos, que atendem no nível da atenção básica. Uma vez comprovado que aquele indígena tem o novo coronavírus e necessite em algum momento da atenção especializada, eles são direcionados para a Secretaria de Estado e nesse caso vão para o Hospital Delphina Aziz”, disse.

Para garantir assistência especializada à um possível indígena Tikuna infectado, a secretaria precisaria fazer a transferência por aeronave ou barco. Além da dificuldade logística, um dos desafios destacados pela Sesai no ‘Plano de contingência’ é a resistência da população indígena em aceitar o deslocamento e a hospitalização.

“Dentre os desafios que podem ser observados na atenção à saúde indígena, destaca-se a aceitabilidade do deslocamento para estabelecimento de referência especializada e da própria hospitalização por parte dos indígenas que residem em terras e territórios indígenas”, diz o documento.

O ‘Plano de contingência’ da Sesai, com protocolos diferentes dos usados pela Susam, também alerta para a fragilidade que os povos indígenas têm para as doenças respiratórias. As doenças do aparelho respiratório são o principal motivo de mortalidade infantil entre eles.

“Historicamente, observou-se maior vulnerabilidade biológica dos povos indígenas à viroses, em especial às infecções respiratórias. As epidemias e os elevados índices de mortalidade pelas doenças transmissíveis contribuíram de forma significativa na redução do número de indígenas que vivem no território brasileiro”, diz o documento.

A Sesai atende 34 Desei no país, e possui 1.199 UBSI (Unidade Básica de Saúde Indígena). Segundo dados do último censo do IBGE, o Amazonas concentra o maior número de indígenas em todo o Brasil, com mais de 183 mil em seus municípios.

Notícias relacionadas

Prefeito anuncia mudança em agência para fiscalizar serviço de água em Manaus

Bombeiros encerram buscas por cinco desaparecidos em naufrágio em Manaus

Desembargador manda paralisar obra de ponte de R$ 125 milhões no AM

Homem é condenado a 57 anos de prisão e a pagar R$ 60 mil por estupro de crianças

Juiz anula trecho de portaria que proibia delegado de conceder entrevista

Assuntos Covid-19, destaque, indígenas, MPF-AM, Sesai
Redação 28 de março de 2020
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Prefeito de Manaus, Renato Junior (Imagem: Reprodução/Facebook)
Dia a Dia

Prefeito anuncia mudança em agência para fiscalizar serviço de água em Manaus

8 de julho de 2026
O Corpo de Bombeiros do Amazonas encerrou a operação de buscas pelos cinco desaparecidos no naufrágio da lancha Lima de Abreu XV (Foto: WhatsApp/Reprodução)
Dia a Dia

Bombeiros encerram buscas por cinco desaparecidos em naufrágio em Manaus

8 de julho de 2026
Dia a Dia

Juiz anula trecho de portaria que proibia delegado de conceder entrevista

8 de julho de 2026
Um homicídio é considerado esclarecido quando resulta em denúncia criminal (Foto: Pelegrine Neto/SSP-AM)
Dia a Dia

Amazonas é o 13º estado em solução de homicídios, mostra estudo

8 de julho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?