Da Redação
MANAUS – O MPF (Ministério Público Federal) instaurou inquérito civil para verificar a insuficiência da avaliação sobre a qualidade da educação no Amazonas aferida pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), conforme portaria no Diário Oficial do órgão nesta quinta-feira, 4.
Segundo o MPF, o número de escolas existentes nos municípios do Amazonas não corresponde ao número de escolas avaliadas, em alguns casos sequer alcançando o percentual de 10%. Ainda de acordo com o órgão, das instituições de ensino que passaram por avaliação no estado, cerca de 50% não alcançaram a meta estabelecida para o Ideb.
O Instituto considera o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) para a educação básica, que tem como meta que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0, média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos, conforme o MPF.
O inquérito visa também obter maiores informações sobre a forma de seleção das escolas escolhidas para participar da Prova Brasil que realiza a mensuração dos índices para o Ideb.
Veja a decisão na íntegra: