Da Folhapress
SÃO PAULO-SP – Mobilizar o Brasil para conquistar um país mais solidário e promover a cultura de doação em todo o mundo. Esse é o objetivo principal do Dia de Doar, que em 2019 será realizado em 3 de dezembro.
No ano passado, o movimento estimulou mais de R$ 1,2 milhão em doações, impactando 22 milhões de pessoas nas mídias sociais com a hashtag da campanha (#diadedoar).
A mobilização reunirá milhares de organizações preparadas para receber doações. O desafio é envolver ainda mais doadores e atingir resultados maiores que os das edições anteriores. Desde 2013 o Brasil participa do Dia de Doar, que começou um ano antes nos Estados Unidos. Atualmente, a campanha é mundial e conta com a participação oficial de 45 países.
Aos interessados em participar, diversos materiais para divulgação do movimento, sugestões para fomentar a ação e dicas para as organizações estão disponíveis no site oficial.
Há artes, cartazes, vídeos e folders, mas a proposta é que cada participante do Dia de Doar faça sua própria campanha, estando livre para adaptar, criar e compartilhar os materiais nas mídias sociais com a hashtag #diadedoar.
O Dia de Doar é realizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação, que reúne organizações e indivíduos que atuam pela promoção de um país mais generoso. A ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos) é a representante oficial da data no Brasil junto à criadora do Giving Tuesday, a 92Y, e lidera a campanha junto com a Umbigo do Mundo.