
Do ATUAL
MANAUS – O Ministério da Saúde autorizou o Estado do Amazonas a realizar transplante de fígado no Hospital Delphina Aziz, anunciou o governador Wilson Lima na tarde desta segunda-feira (20) em publicação nas redes sociais.
“O Ministério da Saúde acaba de publicar a autorização para que possamos realizar o transplante de fígado no Hospital Delphina Aziz. Nossas equipes já estão preparadas para fazer o primeiro transplante”, disse Wilson Lima.
O governador informou que há protocolos para a realização dos primeiros transplantes. “É o padrão Delphina que estamos implantando em toda a rede estadual de saúde”.
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, o transplante será realizado quando houver um doador.
“Nós já iniciamos, há meses, o ambulatório hepático. Temos pacientes já organizados, inseridos na fila de transplantes. Temos também todo o protocolo, equipamentos e insumos com equipe qualificada e preparada. Então, neste momento que a habilitação saiu, nós já estamos com bons passos adiantados para que o transplante possa acontecer na primeira oportunidade que nós tivermos”, disse Nayara.
Histórico de transplantes
O Amazonas possui histórico de procedimentos como transplante de rim, implante coclear e, desde 2019, cerca de 631 transplantes de córnea. Desde 2023 já foram realizados 223 transplantes renais e mais de 80 implantes cocleares, o que representa um crescimento de três vezes a média de procedimentos em relação a 2022, quando os transplantes eram realizados apenas pelo TFD (Tratamento Fora de Domicílio).
