
Do ATUAL
MANAUS — O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, autorizou a prorrogação da permanência da Força Nacional de Segurança Pública no Amazonas por mais 90 dias. A operação, válida de 19 de janeiro a 18 de abril de 2025, abrange as regiões da calha dos rios Negro e Solimões, incluindo os municípios de Barcelos e Coari.
A medida, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (20), é para combater o crime organizado, o narcotráfico e os crimes ambientais na região. Segundo o ministro, a continuidade das operações é “imprescindível para a preservação da ordem pública, a segurança das pessoas e a proteção do patrimônio”.
As ações serão realizadas com apoio logístico do governo estadual, responsável pela infraestrutura necessária para o trabalho dos agentes. Entre as atividades previstas estão a fiscalização de desmatamento, garimpo ilegal e tráfico de drogas, além do enfrentamento a facções criminosas que utilizam a região como rota para transporte de entorpecentes e exploração de recursos naturais.
Barcelos e Coari foram identificados como áreas estratégicas devido à localização remota e difícil acesso, características que as tornam vulneráveis ao crime. O planejamento das operações será feito pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, vinculada à Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública).
Os detalhes da missão, como o número de agentes mobilizados e os recursos empregados, serão definidos conforme as demandas locais.