
MANAUS – A mentira se tornou uma marca dos “formadores de opinião” que apoiam cegamente o presidente Jair Bolsonaro. A última, é a de que o presidente concluiu a obra de transposição do Rio São Francisco.
O que Bolsonaro inaugurou na última sexta-feira, 26, foi apenas um trecho da obra, que estava 94% pronta quando ele assumiu o governo.
O projeto de transposição do Rio São Francisco é do segundo governo do ex-presidente Lula e enfrentou uma série de críticas, principalmente de ambientalistas e artistas, à época, e tinha previsão para ser concluída em 2017.
Na sexta-feira, quando Bolsonaro inaugurava um trecho no Ceará, o próprio ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, afirmou que se trata de uma obra do Estado Brasileiro e não de governo ou de governos.
A primeira etapa foi inaugurada pelo presidente Michel Temer, em 2017. A conclusão da obra ainda não tem previsão.


E por quê os governos anteriores não concluitam os 6 % que faltava???
E ficou varios anos parada a obra???
Será que é porquê o Congresso tirou a Presidente eleita democraticamente durante o mandato?!
Não havendo roubos coisa cimum nos desgovernos do pt a s obras são concluidas antes do tempo. Parabéns ao nosso presidente jair Bolsonaro.
Mas ela ficou 6 anos no poder, não terminou porquê???
Houve paralisação das obras por causa de processos e demandas sobre o impacto no meio ambiente, coisas que rolam ainda nos tribunais e haverão mais, pois foi inaugurada só mais uma etapa, a obra ainda não acabou. E Temer não terminou essa etapa porque não deu tempo, o governo dele acabou. Agora está nas mãos de Bolsonaro iniciar mais uma etapa. Então, ele poderá dizer que o governo dele construi uma etapa, mas acho difícil, ele não tem capacidade administrativa.
porque meu caro uma obra como essa é MONSTRUOSA.. Se você não sabe, não dá pra fazer tudo em 1 ano,. muita coisa não dá pra fazer em época de chuva, além disso tem sempre argumentos de opositores para parar a obra, o que é errado, se há alguma coisa irregular tem que investigar e fazer com que se pague o justo. MAS NÃO PARALISAR A OBRA. Uma mentira contada mil vezes se torna uma verdade (essa frase dita pelo Nazista Goebels se mostrou verdadeira nessa época em que a VERDADE é o que menos importa quando se quer defender o seu lado político).
O projeto é antigo, foi concebido em 1985 pelo extinto DNOS – Departamento Nacional de Obras e Saneamento, sendo, em 1999, transferido para o Ministério da Integração Nacional e acompanhado por vários ministérios desde então, assim como, pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
Fonte: https://www.infoescola.com/hidrografia/transposicao-do-rio-sao-francisco/
O Lula estava concluindo a obra desde 2010. Na época do governo PT a referida obra foi estimada em 4 bilhões, acabaram gastando mais de 11 bilhões e não concluíram. Detalhe, alguns trechos que inauguraram não suportou o peso d’água e desmoronou. Bolsonaro não tem culpa da má gestão e incompetência de governo petista. Relaxa que dói menos…
O que mais importa para a população é que a água chegou . O mérito é de quem bancou a obra que foi o povo . Quem começou e quem terminou tanto faz.
QUEM TERMINA TEM MAIOR PESO SIM, MAS É CLARO, SEM DESMERECER O FATO DE QUE APESAR DOS ERROS DE PROJETO!
Estranho a obra atrasada a 10 anos estava 94% concluída e enfim saiu. Aí começam a questionar. Um projeto roubado e com nome mudado que gastou 8 bilhões a mais do que o previsto isto graças a roubalheira no governo anterior. E agora que está parcialmente pronto a mentira é dia apoiadores.
Estranho é ainda ter alguém que apoia esse governo CANALHA… Se você não sabe, o primeiro ano de qualquer governo é feito com o orçamento programado do anterior, um gestor no seu último ano deve deixar o Orçamento pronto para projetos prioritários. É assim desde a lei de responsabilidade fiscal para impedir que obras ficassem paradas. Essa obra é gigantesca, 10 anos é até muito pouco para concluí-la. O fato de ter gastado mais que o previsto não significa necessariamente que houve ROUBALHEIRA no governo anterior. SIM UMA MENTIRA PODE SER CONTADA FALANDO-SE SÓ VERDADES, e, francamente, depois de toda palhaçada que ele fez nessa pandemia, aquele que ainda o apóia não possui HONRA e nem DIGNIDADE, o faz simplesmente por PARTIDARISMO.
Eu apoio cegamento o presidente Bolsonaro e concluo que ele fez o que o PT não conseguiu na gestão deles. Ainda gastou bilhões em dinheiro público sem ao menos concluir metade da obra, ou seja, deve ter desviado boa parte. Resumindo, prefiro viver apoiar o Bolsonaro e sua gestão, mesmo com defeitos, do que ter que ver o Brasil se enfiar em dívidas e repassar isso para a população com uma porrada de imposto.
Só pra teu conhecimento, ninguém nunca tinha começado essa obra porque ela demora e não se conclui no próprio mandato. O governo que você fala que DESVIOU muito dinheiro, SIMPLESMENTE DEIXOU MAIS DE 350 BILHÕES DE DÓLARES DE RESERVAS INTERNACIONAIS. Francamente, depois do desprezo de BOZONARO pela VIDA nessa pandemia, aquele que ainda o defende NÃO TEM NENHUMA NOÇÃO DE MORAL E ÉTICA, o faz simplesmente por PARTIDARISMO, depois de 1 ano e meio de DESGOVERNO não há motivo algum para uma pessoa que se diz DE BEM, ÉTICA, RESPONSÁVEL, COMPROMETIDO COM O BEM ESTAR DO SEU POVO, defender esse desgoverno.
10 ANOS e nao concluiram. Por que sera? Roubaram tudo? Se podiam terminar, por que nao terminaram? Parabens Bolsonaro, parabens Ministro Tarcisio Gomes de Freitas.
Uma marca registrada do presidente é terminar as obras inacabadas (são muitas), pois no BR uma obra do governo anterior era abandonada pois seria propagando do outro, nesse caso a visão e atender a população! Visão de um presidente sério! Parabéns Presidente!
Sim. Isso é o que todos os políticos deveriam fazer. O Brasil tem obras inacabadas por todos os lugares. E Bolsonaro falou que nenhuma delas ficará abandonadas, neste Governo. Parabéns Bolsonaro!.
Tudo farinha do mesmo saco.
Alguem foi denunciado por corrupção neste governo? As obras que ele está concluindo foram obras que eram prá ter sido concluidas à 10, 15, 30 anos atrás. O que sempre ouvimos e lemos na imprensa sobre estas obras inacabadas é que não foram concluidas por denúncias de corrupção, incompetência e descaso com o dinheiro público. Como se vê, este governo está concluindo em menos de 2 anos o que outros jamais iriam concluir. O motivo? Cada um use sua imaginação.
Era exatamente o que eu ia perguntar!
Acredito que eles faziam como sempre. iam concluindo um pouco a cada época que se aproximava de cada eleição para fazer a propaganda deles né? se não, ai não haveria como se candidatar sem um pouco de propaganda de falsa produtividade. Agora como eles chegaram a uma porcetágem tão exata, 94% é que eu não sei, talvez a explicação também esteja no que o molusco falou em um vídeo que dizia que dava mais credibilidade falar em porcentágem, dizer que tal coisa está em 2º lugar no mundo, pois as pessoas só pesquisam se você disser que está em primeiro lugar. E por aí vai né, o mentiroso e seus alunos adestrados mal perdedores.