O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Políticazmanchete

Melo e Henrique estão matematicamente cassados, mas decisão do TRE só sai em janeiro

16 de dezembro de 2015 Política zmanchete
Compartilhar
O governador José Melo comemorou a vitória ao lado do senador eleitor Omar Aziz (esquerda) e do vice-governador eleito, o deputado Henrique Oliveira (Foto: Divulgação)
O governador José Melo e o vice-governador Henrique Oliveira podem recorrer ao TSE (Foto: Divulgação)

MANAUS – Na sessão desta quarta-feira, 16, o governador José Melo (Pros) e o vice-governador Henrique Oliveira (SD) foram matematicamente cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas por compra de votos nas eleições de 2014. No julgamento de um dos processos de autoria da coligação “Renovação e Experiência”, do candidato derrotado Eduardo Braga (PMDB), os juízes do TRE votaram pela cassação. Foram cinco votos a zero. O sexto magistrado pediu vista e o julgamento só deve ser retomado em janeiro, depois do recesso forense.

O relator do processo, Francisco Marques, apresentou seu voto pela cassação do governador e do vice, seguindo parecer do Ministério Público. Em seguida, a juíza federal Jaiza Fraxe acompanhou o voto do relator. O terceiro julgador, o jurista Márcio Rys Meirelles, pediu vista, mas outros três magistrados adiantaram o voto. O primeiro a pedir para proferir o voto foi o desembargador João Mauro Bessa, que votou com o relator. Foi acompanhado pelos juízes Dídimo Santana e Henrique Veiga, formando o placar de 5 a 0. Mesmo com o voto contrário de Meirelles, o placar não pode ser revertido. A desembargadora Socorro Guedes, presidente do TRE, só vota em caso de empate.

O processo

A Procuradoria Regional Eleitoral no Amazonas emitiu parecer à Justiça Eleitoral a favor da cassação do mandato do governador José Melo e do vice-governador Henrique Oliveira por compra de votos. O procurador acatou a representação movida pela coligação “Renovação e experiência”, que denunciou o esquema de compra de votos, apontando Nair Blair como responsável por uma empresa­ fantasma que recebeu verba pública ilicitamente e posteriormente destinada à captação ilícita de votos.

Às vésperas do segundo turno das eleições gerais de 2014, policiais federais apreenderam a quantia de R$ 11,7 mil e documentos que incluíam notas fiscais, listas de eleitores e recibos com assinaturas de Blair e do irmão do governador, Evandro Melo. As provas e os valores foram apreendidos em poder de Nair e de Karine Vieira, durante uma reunião no interior do comitê de campanha do governador.

O encontro contava com a presença de vários pastores de igrejas evangélicas locais e liderado pelo pastor Moisés Barros, que afirmava que, se Melo fosse eleito, ele teria um cargo de confiança e beneficiaria as igrejas. As listas apreendidas eram detalhadas, contendo nomes dos eleitores, serviços, atendimentos e o valor pago.

O programa televisivo Fantástico, da Rede Globo, apurou a compra de votos em uma matéria veiculada em março de 2015. Durante a matéria, o repórter entra em contato com uma estudante de graduação que confirma o dinheiro ‘doado’ para o aluguel do local da festa de formatura de uma turma de Odontologia. A estudante não só confirmou o recebimento da quantia, mas também afirmou que todos votaram em José Melo.

O repórter ainda entrou em contato com uma senhora que recebeu o pagamento para compra de óculos e a outra para a reforma de um túmulo, em troca do apoio ao governador nas urnas. Os recibos apreendidos e depoimentos de pessoas entrevistadas pela reportagem comprovam também o uso dos valores no transporte de eleitores em diversos municípios do Estado.

Empresa­ fantasma

Nair Blair era a responsável pela empresa Agência Nacional de Segurança e Defesa (ANS&D), contratada pelo Estado do Amazonas para supostamente prestar serviços na Copa do Mundo de 2014. O valor da contratação foi de R$ 1 milhão.

A reportagem do Fantástico esteve no local indicado como sede da empresa, em Brasília, e outra empresa funciona no imóvel, há cinco anos, sem o menor indício de que a ANS&D fosse sediada ali antes.

A PRE/AM destaca que a contratação da empresa foi solicitada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) em 10 de junho de 2014, utilizando a Copa do Mundo de Futebol 2014 como justificativa, sendo que o campeonato mundial iniciaria dois dias depois, em 12 de junho.

 

Notícias relacionadas

Juíza proíbe gravação de Cidade, Joana Darc e Aldenor em hospital veterinário

Deputado é obrigado a tirar do ar vídeo que usa TEA contra candidata

Relator da PEC da escala 6×1, Omar Aziz mantém projeto aprovado na Câmara

Waze suspende alertas de ‘roubo’ após uso político e registros falsos

Omar promete construir policlínica e SPA na zona norte de Manaus

Assuntos Amazonas Atual, cassação, Henrique Oliveira, José Melo, TRE-AM
Valmir Lima 16 de dezembro de 2015
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Política

TRE-AM aprova candidatura do ex-governador Wilson Lima ao Senado

27 de agosto de 2026
Aadesam demitiu em massa os trabalhadores (Foto: Divulgação/Aadesam)
Política

Desembargadora manda Aadesam reintegrar 469 trabalhadores

27 de agosto de 2026
Política

TRE-AM rejeita impugnação e libera candidatura de Adjuto Afonso

26 de agosto de 2026
Propaganda eleitoral na TV
Política

TRE determina que emissoras recebam mídias eleitorais aos domingos

25 de agosto de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?