
Do ATUAL
MANAUS — Devido a problemas no site de matrículas da rede pública de ensino do Amazonas, o início do processo foi adiado para esta quinta-feira (16). Segundo nota da Prodam (Processamento de Dados do Amazonas), a mudança ocorreu “por medidas de segurança”.
“A Prodam informa que, por medidas de segurança, retirou do ar o site matriculas.am.gov.br. Dessa forma, o processo de reserva de vagas para novos alunos, previsto para iniciar a zero hora desta quarta-feira (15/01), está temporariamente suspenso. A Prodam está realizando uma análise minuciosa do cenário para garantir a retomada do serviço com estabilidade e segurança”, diz a nota.
Desde a madrugada de segunda-feira (13), pais e outros responsáveis têm enfrentado dificuldades para acessar o site. Usuários relataram que, mesmo quando o sistema voltou a operar, não havia mais vagas disponíveis ou o cadastro dos alunos não era localizado.
Lançado em 11 de dezembro de 2024, o site foi desenvolvido pelo Governo do Amazonas para garantir mais agilidade nos serviços de matrículas, transferências e reordenamento dos alunos da rede pública estadual e municipal.
As matrículas incluem vagas em escolas da capital e do interior e exigem o cadastro online do responsável, que deverá informar nome, e-mail e CPF para receber um código de verificação. Também é possível utilizar as credenciais do gov.br para acelerar o procedimento. As matrículas presenciais também estão suspensas.