
Do ATUAL
MANAUS – A vacina contra a Covid-19, no período de quarta-feira (16) à sexta-feira (18), será ofertada em 75 pontos de vacinação em Manaus. Os endereços e horários de funcionamento dos locais podem ser conferidos no link AQUI.
Dos 75 pontos de vacinação, 34 são para crianças a partir dos 3 anos, que podem tomar a 1ª , 2ª e 3ª doses. Os demais grupos podem tomar a 1ª, 2ª,3ª e 4ª doses nos outros locais, obedecendo o intervalo entre as doses estabelecido pelo Ministério da Saúde.
A quinta dose está liberada apenas para pessoas com mais de 18 anos com alto grau de imunossupressão, que para receber o imunizante precisam apresentar, além de documento oficial com foto e número do CPF, laudo que comprove esta condição de saúde. Para os demais segmentos é preciso apresentar documento de identificação original com foto, CPF, Carteira de Vacinação ou Cartão do SUS.
A população pode consultar o seu esquema vacinal acessando a plataforma Imuniza Manaus inserindo o número do CPF na aba “Consultar minhas doses” .
Além do horário regular, das 8h às 16h e das 8h às 17h, há dez Unidades de Saúde da Família que funcionam em horário ampliado, das 8h às 20h.
Atraso vacinal

Djalma Coelho, subsecretário municipal de Gestão da Saúde, explica que a Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) acompanha as mudanças no cenário epidemiológico da cidade, que vem registrando aumento de casos de pessoas com sintomas gripais, dentre os quais de Covid-19. Ele afirma que a melhor forma de se proteger é tomando as vacinas.
“Desde janeiro do ano passado, quando teve início a maior campanha da vacinação do Brasil, estamos constantemente reforçando a eficácia dos imunizantes, que são uma barreira forte para as formas graves da Covid. Mas os dados do Vacinômetro ainda mostram que mais de 225 mil pessoas sequer tomaram a primeira dose”, afirmou Coelho.
Novo público
A vacinação para crianças de 6 meses a menores de 3 anos (2 anos, 11 meses e 29 dias) começará em breve em Manaus. As equipes técnicas farão treinamento para começar a aplicação das doses para este segmento.
A capital recebeu 3,2 mil doses da vacina Pfizer, direcionadas a este público, seguindo autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que orienta que o público prioritário seja as crianças com comorbidades.