
Por Diogo Rocha, do ATUAL
MANAUS – Pelo quarto ano seguido, o Manaus FC (AM) disputará a Série C do Campeonato Brasileiro. Mas a cada edição, a expectativa dos torcedores do Amazonas de voltar a ter um clube na Série B diminui. Nesta terça-feira (2), o Gavião do Norte estreia na Terceirona contra o Náutico (PE), a partir das 20h30, na Arena da Amazônia, e pode começar a tirar má impressão da campanha passada.
Em 2022, o time manauara não chegou nem perto de sair da primeira fase da divisão e passou sufoco para não ser rebaixado para a Série D. Um desempenho irregular comparado às edições de 2020 e 2021, esta última a melhor participação do Manaus, quando se classificou para a segunda etapa, que definiria o acesso.
Na temporada do futebol deste ano, a equipe do Gavião ainda não convenceu que pode ir além da habitual briga para se manter na Série C. Na Copa Verde, o clube entrou no torneio na segunda fase e acabou despachado pelo conterrâneo Princesa do Solimões (AM) após perder, por 2 a 0, no dia 22 de fevereiro. O revés custou o cargo do técnico Paulo Henrique Marques.
Pela Copa do Brasil, o resultado não foi diferente. Já sob o comando do treinador Higo Magalhães, a equipe foi eliminada pelo Camboriú (SC) ao ser derrotada por 1 a 0, fora de casa, no dia 1º de março. O Manaus jogava com a vantagem do empate.
No Campeonato Amazonense, o clube avançou às quartas de final. Mas deixou escapar a vaga nas semifinais para o maior rival local, o Nacional, e abriu mão do sonho do tricampeonato estadual. E desde a queda no certame de 2023, o Gavião do Norte não disputa um jogo oficial há 44 dias.

Para compensar a falta de ritmo, o time realizou um jogo treino, no dia 18 de abril, com o próprio Naça, que se prepara para disputar a Série D do Brasileiro – também com início em maio. A partida terminou com uma vitória do Manaus por 2 a 0.
Para a Série C, o Manaus se reforçou. Contratou os zagueiros Bruno Bispo, Gustavo e Douglas; o lateral-direito Lucas Mota; os meias Felipe Baiano, Gabriel Correia e Gustavinho; e o atacante Franklin. O técnico comentou as mudanças no elenco para o Brasileiro e acredita que o duelo contra o Náutico será decidido nos detalhes na Arena.
“Lógico, é uma equipe totalmente nova. Uma reformulação grande e precisa de tempo até para se entrosar dentro do jogo”, admitiu Magalhães, que sabe da pressão para vencer em casa. “Na verdade, a responsabilidade é de todas as equipes na competição quando se joga em casa, principalmente, quando se contabiliza tentar os três pontos [ganhos, com a vitória]. Para nós não é diferente”, completou.
Eliminado recentemente da Copa do Brasil pelo Cruzeiro (MG), na terça-feira passada, o Náutico (PE) tem somente a Série C para disputar no restante deste ano, a exemplo do Manaus FC. Nos bastidores, um dirigente do Timbu provocou a equipe do Gavião antes da estreia na Série C.
O diretor de futebol do Náutico, Rodolpho Moreira, declarou que o time pernambucano é o favorito para vencer a partida na Arena da Amazônia, nesta terça. Ele aposta, justamente, na falta de ritmo de jogos do Manaus.
Em resposta ao dirigente do Náutico, o presidente do Gavião do Norte, Giovanni Silva, afirmou que o favoritismo não ganha jogo. “Ele [Rodolpho Moreira] tá dizendo que vem a Manaus, é favorito e vai levar os três pontos. Ele só esqueceu de combinar com nossos jogadores”, rebateu.

Sistema de disputa
Além do Manaus e Náutico, mais 18 clubes disputam a primeira fase da Série C do Brasileiro. O debutante Amazonas FC, que subiu de divisão na Série D do ano passado, é o outro representante do Estado na Terceirona.
A competição está dividida em três fases. Na etapa inicial, os 20 clubes se enfrentam entre si em sistema de pontos corridos em turno único, em 19 rodadas. Na segunda fase, os oito times com melhor pontuação serão divididos em dois grupos para mais uma etapa de pontos corridos, desta vez, com jogos de ida e volta. Se classificam para a final, os primeiros colocados de cada grupo da segunda fase.
Os dois clubes melhores colocados na classificação final de cada grupo da segunda fase ascenderão para a Série B de 2024, totalizando quatro times garantindo o acesso. Já os quatro últimos colocados na classificação final ainda da etapa inicial da Série C serão rebaixados para a Série D do próximo ano.
Na edição deste ano, as partidas serão transmitidas pela DAZN e na plataforma de pay-per-view Nosso Futebol.

Venda de ingressos
O Manaus FC abriu a venda de ingressos para o confronto contra o Náutico (PE), na sexta-feira passada. E os torcedores que forem ao jogo vestindo a camisa oficial do Gavião do Norte terão direito à meia-entrada por R$ 25. A inteira custa R$ 50.
Os bilhetes estão sendo vendidos na loja oficial do clube, na rua Salvador, nº 441, no Da Vinci Center, bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus, no horário de 9h às 18h. No dia da partida de estreia, o torcedor também pode adquirir as entradas na bilheteria D da Arena da Amazônia.
Estudantes, professores, portadores de necessidades e seus acompanhantes, idosos e doadores de sangue também terão direito à meia-entrada.