O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Manaus está entre as capitais com melhor competitividade eleitoral

21 de setembro de 2022 Política
Compartilhar
Eleitor assina comprovante de votação: horário de Brasília é contestado (Foto: Rovena Rosa/ABr)
Índice de Vitalidade Eleitoral avalia o comportamento do eleitor e o resultado das escolhas nas eleições (Foto: Rovena Rosa/ABr)
Selo Eleições 2022
Do ATUAL

MANAUS – Manaus está entre as cinco capitais com as melhores taxas de competitividade eleitoral do país, segundo o Índice de Vitalidade Eleitoral do Instituto Votorantim. A análise é feita a partir de três eixos: “engajamento”, “diversidade e representatividade” e “alinhamento e competitividade”. A ferramenta avalia o comportamento do eleitor e o resultado das escolhas nas eleições.

O índice atribui a cada cidade uma nota de zero a 100. Quanto mais alta, maior é a vitalidade eleitoral. O resultado é calculado a partir do desempenho em cada um dos eixos, que têm pesos iguais.

No eixo engajamento, são considerados o total de votos válidos e participação nas eleições. Na diversidade e representatividade é observada a diversidade entre candidatos, representatividade nos votos e representatividade entre eleitos. Já em alinhamento e competitividade são analisados o alinhamento entre Legislativo e Executivo, competitividade entre candidatos e partidos, proporção de candidatos e partidos efetivos e alternância de partidos no poder a nível municipal.

A média do desempenho dos municípios brasileiros ficou em 65 pontos. Entre as capitais, as cinco melhor posicionadas são Goiânia (71 pontos); Macapá e Rio Branco (69 pontos); e Manaus e Palmas (68 pontos). As capitais com menor vitalidade eleitoral estão no Nordeste: Recife (56 pontos), Salvador (58 pontos) e Maceió (59 pontos).

No ranking das dez cidades com melhor resultado, o Rio Grande do Sul se destaca por ter quatro municípios na lista, seguido de Goiás, com três. As três cidades mais bem colocadas nacionalmente foram Vespasiano Correa (RS) e Cantá (RR), ambas com 78 pontos, seguidas de Uiramutã (RR), com 77 pontos.

Rafael Gioielli, gerente-geral do Votorantim, afirma que o Índice de Vitalidade Eleitoral permite um olhar apreciativo entre todos os municípios brasileiros.

“Por meio dos seus três pilares, avaliamos como está a participação do cidadão nas eleições, como a sociedade local está representada entre candidatos e eleitos e como se dá a competitividade no processo eleitoral e como fica a governabilidade após as eleições”, disse.

A partir dos resultados das eleições é analisado também o alinhamento entre o poder Executivo e o Legislativo, estabelecendo-se como a “zona ideal” quando o percentual de alinhamento do legislativo com o executivo fica entre 40% e 60%. Dentro dessa margem é atribuída a nota 100.

De acordo com o levantamento, 39% dos municípios brasileiros estão dentro desta faixa. “O ideal é uma taxa de alinhamento que permita a governabilidade sem que isso inviabilize a uma oposição com força para garantir o nível de debate democrático”, explica a analista do Programa Cidadania do Instituto Votorantim, Thamara Coelho.

O pilar de competitividade ainda avalia a alternância de poder. Os dados das três últimas eleições são positivos: 93% dos municípios brasileiros tiveram ao menos uma troca de partido no poder executivo municipal. O indicador leva em consideração a possibilidade de reeleição. Ou seja, a alternância só é pontuada após um eventual segundo mandato.

No subindicador “Proporção de candidatos e partidos efetivos”, que avalia as condições efetivas de competição entre os candidatos existentes, os melhores resultados são do Centro-Oeste e Sudeste, com 50 pontos cada. O Nordeste teve o pior desempenho nesse quesito (44 pontos). “Isso indica que apesar de o Nordeste ser uma das regiões com maior engajamento do eleitor, há uma baixa competitividade pois os votos convergem para poucos candidatos”, aponta Gioielli.

A ferramenta é de acesso livre e gratuito, disponível no site Programa Cidadania, do Insituto Votorantim.

Os dados usados pela ferramenta são do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), referente às eleições de 2018 e 2020, e do último Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2010. 

Notícias relacionadas

Eduardo Braga lidera disputa para o Senado na pesquisa Quaest

Pesquisa Quaest mostra Omar na liderança seguido por Roberto Cidade

Justiça manda retirar ‘fogo amigo’ contra Alberto Neto das redes sociais

TRE determina que emissoras recebam mídias eleitorais aos domingos

Denúncia de Omar sobre compra de colchões gera embate entre deputados

Assuntos competitividade, Eleições 2022, manchete, Votorantim
Redação 21 de setembro de 2022
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Política

Campanha no AM ‘esquenta’ com denúncia de Omar e reação de Cidade

25 de agosto de 2026
Câmara dos Deputados
Política

Farra das emendas: ministro anula recursos de políticos sem mandato

25 de agosto de 2026
Variedades

#SouManaus terá 14 artistas nacionais; saiba as atrações do festival

24 de agosto de 2026
Candidaturas de negros são quase a metade dos candidatos nas Elições 2026 (Imagem ilustrativa gerada por IA/Google)
Política

Homens dominam candidaturas e negros são 49,64% dos candidatos

24 de agosto de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?