Do ATUAL
MANAUS – A honestidade é o atributo mais importante para um candidato a prefeito de Manaus. Dos 1.002 entrevistados pela Quaest Consultoria e Pesquisa, 24% citaram que o atributo mais importante para um prefeito é ser honesto.
A competência é a segunda qualidade mais citada. Em maio, 19% citaram esse atributo. Em julho, 13% mencionaram condição política. Ser gente como a gente foi citado por 13% dos eleitores ouvidos. Na sequência estão: ser trabalhador, 11%; preocupado com os mais pobres, 12%; ligado aos valores da família, 10%; ser bolsonarista, 4%; lulista, 1%; religioso, 2%; inteligente, 6%; e simpático, 2%.
No caso do atual prefeito David Almeida (Avante), que disputará a reeleição, o atributo ‘trabalhador’ foi mencionado pela maioria dos eleitores – 46%. A segunda qualidade de Almeida é ser honesto, 38%. Ele foi considerado gente como a gente por 36% e competente por 33%.
O deputado federal Amom Mandel (Cidadania), candidato a prefeito, tem como maior atributo ‘ser preocupado com os mais pobres’, citado por 31% dos entrevistados. Outros 28% disseram que Amom é honesto. O deputado é considerado ‘gente como a gente’ por 27%. Competente foi a qualidade mencionada por 26%. A condição de trabalhador foi citada por 22%, e ligado aos valores da família, 15%.
Também candidato a prefeito, as qualidades do deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) são: preocupado com os mais pobres, 22%; ligado aos valores da família, 20%; gente como a gente, 17%; honesto e competente, 14%; trabalhador, 11%.
A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o nº AM-00972/2024.
Confira no gráfico os atributos dos demais candidatos.