O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

Mãe e filha morreram na queda de helicóptero, encontrado nesta sexta

12 de janeiro de 2024 Dia a Dia
Compartilhar
Luciana e a filha, Letícia Rodzewics, morreram no acidente (Fotos: Instagram/Reprodução)
Luciana e a filha, Letícia Rodzewics, morreram no acidente (Fotos: Instagram/Reprodução)
Por Renata Okumura e Ítalo Lo Re, do Estadão Conteúdo

SÃO PAULO – O helicóptero que desapareceu com quatro pessoas no dia 31, véspera de réveillon, foi localizado na manhã desta sexta-feira (12) pela Polícia Militar de São Paulo. Os corpos das quatro vítimas estavam nos arredores da aeronave, que se destroçou com a queda, segundo a corporação. Entre os passageiros, estavam duas mulheres (mãe e filha), além do piloto e de um amigo da família.

A operação teve a participação da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Polícia Militar e durou 12 dias. Ainda não há a informação se morreram no momento da queda ou posteriormente. O helicóptero foi localizado às 9h15 na região de mata em Paraibuna.

Veja a seguir quem são as vítimas:

– Luciana Rodzewics, de 46 anos (mãe)

– Letícia Rodzewics Sakumoto, de 20 anos (filha)

– Rafael Torres, a idade não foi revelada (amigo da família)

– Cassiano Teodoro, a idade não foi revelada (piloto)

O helicóptero, de prefixo PR-HDB e modelo Robson 44 (de cores cinza e preto), decolou no dia 31 às 13h15 no Aeroporto Campo de Marte, zona norte da capital paulista. O último contato oficial com a aeronave ocorreu às 15h10, segundo informações da Polícia Militar.

Segundo familiares, Luciana e Letícia embarcaram no helicóptero a convite do amigo Rafael. Elas moravam na zona norte de São Paulo.

A viagem foi planejada com antecedência?

De acordo com familiares de Luciana e Letícia, o convite para a viagem de helicóptero ocorreu de última hora. A hipótese é que partiu do amigo da família, Rafael. “A Letícia tomou café com a minha mãe no domingo, dia 31, e falou que previa voltar para almoçar. O convite deve ter surgido no meio disso. Era para ser bate a volta”, disse ao Estadão a vendedora Silvia Santos, de 43 anos, na quarta-feira, 3. Moradora do bairro do Limão, na zona norte paulistana, ela é irmã de Luciana e tia de Letícia.

Ela afirmou que a irmã e a sobrinha, ambas moradoras da zona norte, nunca tinham feito um passeio de helicóptero antes. “Mas elas gostam de adrenalina, por isso devem ter se animado com o convite”, afirmou a irmã na semana passada. Segundo ela, Letícia já saltou de bungee jump e tinha planos de andar de balão no futuro.

Silvia tinha combinado de passar o réveillon com a irmã na casa da sogra. No domingo, no entanto, Luciana disse que havia desistido de ir, e partiu com a filha para o passeio de helicóptero com destino a Ilhabela. Ela chegou a postar um vídeo nas redes sociais do momento da decolagem da aeronave.

“Todo sábado e domingo encontrávamos”, disse Silvia. Assim como a irmã, Luciana também trabalhava com vendas, enquanto Letícia estava começando a empreender como designer de unhas na casa da avó, com quem morava desde a infância no bairro do Limão. “Ela tinha recém-montado um salão, estava progredindo”, disse a tia.

Durante os dias de buscas pelo helicóptero e vítimas, os parentes relataram angústia diante da situação.

Piloto possuía licença em dia?

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o piloto, identificado como Cassiano, teve sua licença e todas as habilitações sumariamente cassadas pela agência em 15 de setembro de 2021 por condutas infracionais graves à segurança da aviação civil.

De acordo com a agência, ele foi cassado em decorrência, entre outros motivos, de evasão de fiscalização, fraudes em planos de voos e práticas envolvendo transporte aéreo clandestino.

Em outubro de 2023, após observar prazo máximo legal para a penalidade administrativa de cassação, que é de dois anos, o piloto retornou ao sistema de aviação civil ao obter nova licença com habilitação para Piloto Privado de Helicóptero (PPH). Essa licença não dá autorização para realização de voos comerciais de passageiros. A reportagem não conseguiu localizar a defesa de Cassiano Teodoro.

Conforme a corporação, foi gerado um alerta, por volta das 22h40 do próprio domingo, para o Comando de Aviação e para o Corpo de Bombeiros para possível queda de helicóptero. A aeronave desapareceu no caminho para Ilhabela.

O helicóptero chegou a fazer um pouso de emergência durante a tarde do mesmo dia em uma área de mata, segundo imagens enviadas por Letícia ao namorado. “Pousamos”, enviou depois em mensagem de WhatsApp. “Tempo ruim”, “não dá para passar” e “medo” foram algumas das atualizações da jovem sobre a viagem.

Antes de deixar de responder, ela também mandou um vídeo da neblina na região e relatou ainda que a aeronave iria voltar para a capital, por conta da dificuldade de chegar até Ilhabela. Ao ser perguntada onde era o local, ela não soube dizer. “Estamos voltando”, escreveu em seguida.

Notícias relacionadas

Lula inicia radioterapia após retirada de lesão no couro cabeludo

MPF move ação contra quatro garimpeiros por exploração ilegal de cassiterita no AM

Flávio Dino dá 10 dias para governo mostrar plano de combate a incêndios

Erosão deixa BR-174 parcialmente interditada no Amazonas

Manaus amplia de 11 para 25 unidades com implante contraceptivo pelo SUS

Assuntos acidente aéreo, helicóptero
Cleber Oliveira 12 de janeiro de 2024
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Helicóptero do Bombeiros foi usado no resgate dos corpos (Foto: CBMRJ/Divulgação)
Dia a Dia

Três passageiros morrem em queda de helicóptero no Rio de Janeiro

17 de janeiro de 2026
Dia a Dia

Avião de pequeno porte cai no Rio Negro após manobras em baixa altitude no Amazonas

4 de janeiro de 2026
Nos destroços, policiais apreenderam dois tabletes de maconha skunk (Foto: Divulgação/PC-AM)
Polícia

Polícia encontra drogas em helicóptero que caiu em lago no Amazonas

26 de agosto de 2025
Helicóptero idêntico ao que caiu: aeronave estava em local de difícil acesso (Foto: Voare/Divulgação)
Dia a Dia

FAB resgata corpos de indígenas e sobreviventes de queda de helicóptero

9 de julho de 2025

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?