O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Maduro prepara estado de exceção na Venezuela em caso de ataque dos EUA

30 de setembro de 2025 Política
Compartilhar
nicolas maduro presidente venezuela
Nicolás Maduro decretará estado de exceção em caso de ataque dos EUA (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)
Do Estadão Conteúdo

SÃO PAULO – A Venezuela tem pronto um decreto para declarar um estado de exceção que dá poderes especiais ao ditador Nicolás Maduro em caso de “agressão” dos EUA, que mobilizou navios de guerra e tropas para o Caribe. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (29) pela vice de Maduro, Delcy Rodríguez.

Em meio ao cerco de Trump à Venezuela, o Brasil faz sua maior operação militar entre Roraima e Amapá. A Operação Atlas começa no dia 3 com tropas das três forças deslocadas de todo país para a região norte.

Washington mobilizou oito navios de guerra e um submarino de propulsão nuclear como parte de um plano para combater o tráfico de drogas no Caribe, onde afirma ter destruído pelo menos três embarcações supostamente carregadas com drogas provenientes da Venezuela, resultando em 14 mortos. “O presidente subscreveu o decreto de comoção externa”, disse Delcy em um ato em Caracas com o corpo diplomático credenciado no país.

O decreto permite a Maduro “atuar em matéria de defesa e segurança e defender a Venezuela” se os EUA “chegarem a se atrever a agredir nossa pátria”, acrescentou ela.

Uma fonte do governo afirmou à agência France Presse que o ditador ainda não assinou o documento. “A vice apresentou o documento para mostrar que tudo estava pronto e que Maduro pode decretá-lo a qualquer momento”, disse a fonte, sob reserva.

O decreto de comoção está contemplado em uma lei de estados de exceção e inclui a “restrição temporária” de direitos constitucionais.

Essa questão gera inquietação. O diretor da ONG Acesso à Justiça, Ali Daniels, manifestou que a “suspensão ou limitação de direitos que não se ajustem à realidade” é a “principal preocupação” de sua organização.

Nicolás Maduro convocou o alistamento nas reservas militares e ordenou exercícios na força armada, bem como simulações para situações de emergência. “Há uma Venezuela compacta na defesa de nosso país, preparada para a defesa da Venezuela”, afirmou Delcy. “Jamais entregaremos a pátria”.

A Venezuela já denunciou na ONU as manobras dos EUA no Caribe. “Quem pensa que uma agressão militar bélica contra a Venezuela só vai prejudicar o povo, o governo venezuelano, novamente estará errado: vai afetar todo o país, talvez por décadas, vai afetar nossa região, não tenham dúvidas, vai afetar os EUA”, disse Delcy.

Segundo a vice, todo cidadão que “promover e apoiar, facilitar, ou fazer apologias a uma agressão militar” será julgado. O governo já apontou, por exemplo, a líder opositora María Corina Machado como uma defensora, na clandestinidade, de uma intervenção estrangeira.

Notícias relacionadas

Proibição não impediu publicação de conteúdos eleitorais feitos por IA

Saiba a ordem de votação e os dígitos dos números dos candidatos na urna

Presidente do STF cria regra para evitar direcionamento de ações a ministros específicos

Eleitor ignorou horário eleitoral gratuito; só 14,3% assistiram

Ministro do STF defende decisões contra a TV Globo sobre debate cancelado

Assuntos estado de exceção, Nicolás Maduro, tráfico de drogas, Venezuela
Cleber Oliveira 30 de setembro de 2025
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Cleusimar Cardoso passa para o semiaberto, com uso de tornozeleira eletrônica (Foto: Rede social/reprodução)
Dia a Dia

Condenada a 10 anos de prisão por tráfico, mãe de Djidja Cardoso deixa regime fechado

28 de setembro de 2026
Delcy Rodríguez é a primeira mulher a assumir o governo da Venezuela (Imagem: YouTube/Reprodução)
Política

Governo interino da Venezuela liberta 40 presos políticos em acordo com a oposição

27 de setembro de 2026
Entres os materiais apreendidos estão 50 quilos de drogas e três pistolas (Foto: WhatsApp/reprodução)
Polícia

Três policiais militares são presos em Manaus com drogas, pistolas e munição

23 de setembro de 2026
Parte da droga estava distruída em nichos de MDF para dificultar a localização do material (Foto: WhatsApp/reprodução)
Polícia

Polícia apreende armas e drogas escondidas em peças de MDF

14 de setembro de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?