
Por Cleber Oliveira, da Redação
MANAUS – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, novamente candidato à Presidência da República, prometeu resgatar a soberania brasileira e classificou a política do governo Bolsonaro de “criminosas e irresponsável”.
“A política criminosa e irresponsável do atual governo destrói políticas públicas que protegem milhões de brasileiros”, disse Lula, em discurso no lançamento do movimento “Vamos Juntos pelo Brasil”, de apoio à sua candidatura, na manhã deste sábado (7) em São Paulo.
“Este governo tenta mascarar sua incompetência brigando o tempo inteiro com todo mundo. O Brasil precisa de paz”, disse.
No discurso, Lula opôs seu governo ao de Bolsonaro exaltando realizações de sua gestão. “O grave momento que o país atravessa, um dos mais graves da nossa história, nos obriga a superar eventuais divergências para construirmos juntos uma via alternativa à incompetência e ao autoritarismo que nos governam”, disse, ao defender a chapa com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Lula anunciou que a causa de sua campanha será o resgate da soberania. “A causa pela qual lutamos é o que nos mantém vivos, é o que renova nossas forças e nos rejuvenesce. Sem uma causa, a vida perde o sentido. Eu e todos nós que estamos juntos nessa hora, temos uma causa: restaurar a soberania do Brasil e do povo brasileiro”, disse.
Vida mais cara
O ex-presidente comparou a economia de seu governo com a de Bolsonaro e afirmou que hoje a vida está mais cara. “Muitas famílias estão se endividando, não para pagar a viagem de férias com os filhos, ou a reforma da casa própria, ou a compra de uma televisão nova. Elas estão se endividando para comer. Ou seja: o Brasil voltou a um passado sombrio que havíamos superado”.

Ele também defendeu o controle da Petrobras. “Viver ficou muito mais caro. Os trabalhadores e a classe média também foram atingidos em cheio pelo aumento descontrolado da gasolina, dos alimentos, dos planos de saúde e das mensalidades escolares, entre tantos outros custos que não param de subir”, disse.
O candidato do PT citou a inflação e o desemprego, temas que pressionam Bolsonaro com disparada dos preços de combustíveis e a política de preços da Petrobras. “O resultado desse desmonte é que somos autossuficientes em petróleo, mas pagamos por uma das gasolinas mais caras do mundo, cotada em dólar, enquanto os brasileiros recebem os seus salários em real”, disse.
Lula atribui ao governo Bolsonaro o fechamento de fábricas e desemprego. “Se os trabalhadores não têm dinheiro para comprar, os empresários não tem para quem vender. Isso leva ao que assistimos hoje: o fechamento de fábricas em São Paulo, na Bahia, na Zona Franca de Manaus e outras regiões, e multinacionais deixando o Brasil”.
Sem ressentimentos
O ex-presidente diz ter sido vítima de perseguição política. “Fui vítima de uma das maiores perseguições políticas e jurídicas da história do país, fato reconhecido pela Suprema Corte e pela ONU. Mas não esperem de mim ressentimentos ou desejos de vingança. Não nasci para ter ódio, nem mesmo daqueles que me odeiam”.
Lula conclamou a sociedade à defender a democracia. Mais do que um ato político, essa é uma conclamação. Aos homens e mulheres de todas as gerações, todas as classes, religiões, raças e regiões do país. Para reconquistar a democracia e recuperar a soberania”, disse. “Que nunca mais alguém ouse desafiar a democracia e que o fascismo vá para o esgoto da história, de onde nunca deveria ter saído”.
Sem medo
O candidato também convocou o brasileiro a enfrentar o medo e as provocações. “E ninguém pode ter medo de provocação! É proibido ter medo de provocação. É proibido ter medo de fake news. É proibido ter medo de provocações via zap, via Instagram. Nós vamos vencer essa disputa pela democracia distribuindo sorrisos, distribuindo carinho, distribuindo amor, distribuindo amor e criando harmonia”.
Segundo Lula, nas eleições de outubro o brasileiro irá escolher entre a democracia e o autoritarismo.
Leia o discurso do ex-presidente na íntegra.
