O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

‘Lula não é de esquerda e Bolsonaro é fantoche das elites’, afirma historiador

9 de junho de 2022 Política
Compartilhar
Jones Manoel diz que Bolsonaro é fantoche das elites (Foto: TV247/YouTube/Reprodução)
Jones Manoel diz que Bolsonaro é fantoche das elites (Foto: TV247/YouTube/Reprodução)
Por João Pedro Pitombo, da Folhapress

SALVADOR – O pré-candidato ao governo de Pernambuco, Jones Manoel (PCB), afirmou nesta quinta-feira (9) que o presidente Jair Bolsonaro (PL) é um fascista, um fantoche das elites e que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não é de esquerda, mas o “centro democrático” do país.

“Bolsonaro é um presidente genocida, um presidente da fome, do desemprego. Mas Bolsonaro é uma espécie de capanga. O mandante é o conjunto da burguesia brasileira, da elite política e econômica que domina o país”, afirmou o historiador em sabatina à Folha de S.Paulo e ao UOL.

Ele destacou que classifica a gestão Bolsonaro como um governo liberal-fascista. Disse que não existe uma polarização no sentido ideológico entre o presidente e o ex-presidente, mas destacou que o petista não é um fascista.

“Bolsonaro e Lula não são a mesma coisa. Quem fala que Bolsonaro e Lula são a mesma coisa está relativizando o fascismo. Agora, Lula não é um candidato de esquerda. Lula é o verdadeiro centro desse país, o centro democrático é Lula”, afirmou o historiador.

Jones Manoel disse que reconhece o papel histórico do ex-presidente Lula, defendeu a candidatura da professora Sofia Manzano (PCB) à Presidência no primeiro turno das eleições.

Disse que a candidatura à Presidência do PCB terá como centro as críticas às reformas trabalhista, da Previdência, ao teto de gastos, além de pautar temas como a reforma agrária e a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais.

Ele defendeu ainda que o presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e os militares do alto escalão do governo sejam processados por crime contra humanidade pelas mais de 650 mil mortes na pandemia.

E disse que a Covid-19 foi usada como uma “arma de destruição em massa” contra o povo trabalhador, que atingiu sobretudo os trabalhadores pobres, negros e da periferia.

Também se referiu ao Poder Judiciário como parte de uma engrenagem que retira direitas da classe trabalhara ao dar aval a políticas como o teto de gastos. “A despeito do STF ter algumas posições importantes a arroubos autoritários do bolsonarismo, nunca é demais lembrar que o Judiciário não está fora desse programa ultraneoliberal”, disse. ​

Ao abordar o comunismo, ideologia de seu partido, Jones Manoel afirmou que não se faz a revolução em uma eleição, mas que concorre ao governo de Pernambuco para apresentar à população um projeto radical de revolução para a classe trabalhadora.

“Muita gente tem medo da palavra comunismo porque ouviu muita propaganda, viu muita mentira sobre o que é o comunismo. Eu costumo dizer que o comunismo é a brilhante ideia que o trabalhador ou a trabalhadora tem que ter o controle sobre a riqueza e a cultura que ele mesmo produz”, disse.

Ao tratar da disputa pelo governo de Pernambuco, ele criticou os governos do PSB, que comandam o estado há 16 anos. Disse que o partido não tem uma política de combate a fome e deixou de lado políticas de reforma agrária no estado.

Ao discutir sobre as chuvas que atingiram o estado de Pernambuco e deixaram 129 mortos, ele destacou que o governo federal e o governo de Pernambuco fizeram cortes sistemáticos no orçamento para saneamento, moradia e contenção de barreiras.

“Não é uma tragédia natural quando você tem uma política proposital de não investir em saneamento básico, prevenção a tragédias e moradia popular. […] A chuva não mata, o que mata é uma política que despreza o interesse da classe trabalhadora”, afirmou.

Ele disse que prefeito do Recife, João Campos (PSB), se portou como um influencer e estava mais interessado em alimentar suas redes sociais do que em amparar a população atingida pelas chuvas. Também criticou o governador Paulo Câmara (PSB): “Ele conseguiu a façanha de ser um dos piores da história de Pernambuco. Ele se isentou da tragédia”.

A série de sabatinas com pré-candidatos ao Governo de Pernambuco é promovida pela Folha de S.Paulo e pelo UOL e começou nesta segunda-feira (6) com Marília Arraes. Também foram ouvidos o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil), o deputado federal Danilo Cabral (PSB) e a ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB).

Também estão confirmados para entrevista o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), na sexta (10), às 10h, e o advogado João Arnaldo (PSOL), no mesmo dia, às 16h.

A sabatina foi conduzida por Diego Sarza e pelos jornalistas Carlos Madeiro, do UOL, e José Matheus Santos, da Folha de S.Paulo.

Notícias relacionadas

Fausto Júnior e Alberto Neto apoiam adiar por 10 anos redução da escala 6×1

AGU defende no STF que Lei da Dosimetria, que reduz penas de golpistas, é inconstitucional

Flávio confirma que procurou Vorcaro após 1ª prisão para pôr ponto final em dinheiro de filme

Deputado e Prerrogativas pedem proibição do filme sobre Bolsonaro antes das eleições

Atlas mostra que 51,7% veem evidências do envolvimento de Flávio Bolsonaro com o caso Master

Assuntos Eleições 2022, fascismo, Jair Bolsonaro, Jones Manoel, Pernambuco
Cleber Oliveira 9 de junho de 2022
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Golpistas em ataque às sedes dos Três Poderes no dia 8/1/2023: réu é absolvido (Foto: Joedson Alves/ABr)
Política

AGU defende no STF que Lei da Dosimetria, que reduz penas de golpistas, é inconstitucional

19 de maio de 2026
Ator Jin Caviezel como Bolsonaro em cena de Dark Horse: deputado do PT quer proibir exibição do filme antes das eleições (Imagem: YouTube/Reprodução)
Política

Deputado e Prerrogativas pedem proibição do filme sobre Bolsonaro antes das eleições

19 de maio de 2026
Flávio Bolsonaro justificou pedido de dinheiro a Vorcaro em vídeo no Instagram (Imagem: Instagram/Reprodução)
Política

Flávio Bolsonaro diz que pediu patrocínio a Vorcaro porque o banqueiro era um ‘astro’

15 de maio de 2026
Flávio Dino
Política

Dino abre novo processo para apurar desvio de emendas para filme sobre Jair Bolsonaro

15 de maio de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?