
Por Caio Spechoto e Sofia Aguiar, do Estadão Conteúdo
BRASÍLIA – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta segunda-feira (26) que a Petrobras não deve queimar gás, mas deixar o produto disponível para a população.
A estatal injeta a maior parte do gás natural dos poços do pré-sal para aumentar a pressão interna e extrair mais petróleo.
Lula falou na sede do Ministério de Minas e Energia, depois de reunião do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética). Na solenidade, ele anunciou medidas para aumentar a oferta de gás.
“O gás é barato. A Petrobras não tem o direito de queimar gás. Ela tem o direito de trazer o gás e colocar o gás à disposição desse povo. Para que o povo pobre possa fazer comida, se não vai fazer a volta à lenha”, declarou o petista.
O presidente disse que o gás tem que ser “instrumento da cesta básica”. Também afirmou que a população não consegue pagar botijão de gás a R$ 140 em alguns Estados, enquanto o produto sairia da Petrobras por R$ 36.
Mineração
Lula disse que a política de mineração do Brasil está superada. Ele também cobrou uma nova estrutura sobre o assunto do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Lula deu as declarações no Ministério de Minas e Energia depois de reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).
“Ainda temos, Alexandre, que fazer uma outra estrutura, nova política de mineração, porque nossa política de mineração está superada”, disse o presidente a Silveira.
“Precisamos saber a importância que ela tem para a gente fazer agora. Para ver nesses minerais críticos que nós temos uma forma de enriquecer e criar condições de ser outro passaporte para que o povo brasileiro possa crescer, como foi o pré-sal”, declarou Lula.
