Da Redação
MANAUS – Cláudio Procópio é um homem de 49 anos que se tornou cozinheiro por vocação ainda na juventude. Passados anos desde a escolha da profissão e de mudar do Rio de Janeiro para a Amazônia, chef Procópio se tornou um profissional reconhecido, cuja magia encanta os jogadores da seleção brasileira, já que é o cozinheiro preferido da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) na ‘Paris dos Trópicos’.
“Consegui atrair a atenção dos dirigentes com a inovação no meu cardápio quando trabalhava em navios que fazem cruzeiros a partir de Manaus, quando servi jogadores titulares da seleção principal. Atualmente, sou o único chef das regiões Norte e Nordeste a viajar com a seleção Sub-20 para as competições internacionais”, conta o Chef.
Depois de dez anos atuando embarcado em navios, foi hora de abrir a Taberna do Chef Procópio, que funciona desde 2018 no Mercado Municipal Adolpho Lisboa, em Manaus. No mesmo local, ele já estava atuando num box desde o ano anterior, para dar o seu próprio toque aos pratos regionais, e iniciando a apresentação das suas criações a um seleto público que frequenta o Centro de Manaus.
“Meu público é formado principalmente por pessoas que gostam de experimentar e também desfrutar do tempo à mesa. Gente que quer comer bem, mas não quer comer apressadamente, que gosta de aproveitar de um almoço com familiares ou amigos para conversar”, diz o chef.
A ideia de montar um restaurante simples, embora aconchegante e com cardápio inovador, ocorrera ainda na época dos cruzeiros. “Tive colegas espanhois e eles sempre pediam para conhecer a comida do mercado, mas era sempre uma decepção quando a gente chegava lá, por conta da precariedade. Quero ajudar a mudar isso”, ressalta.
No mesmo período, conversando com uma pesquisadora, soube que existem milhares de espécies de peixes não catalogados na Amazônia. Isso ficou marcado. Conheceu o tempero, folhas, ervas, estudou bastante a culinária local, e começou a criar seus pratos. “Quero deixar registrado que temos pouca literatura sobre o tema, o que é um desperdício”, explica o chef Procópio, que também já começou a explorar o mercado editorial.
Toda essa história culmina na impressionante mesa apresentada pelo chef Procópio à equipe de reportagem do ATUAL. Na taberna, a regra é clara: pratos robustos, “preço justo e qualidade de primeira”, como o chef gosta de dizer. “Eu mesmo recebo meus clientes e não cobro 10%, em função da equipe reduzida. Isso pode mudar, mas é algo que não faz sentido nesse momento, embora todo cliente sempre deixe gorjeta”.
Trabalhar no mercado municipal, onde há embarque e desembarque de peixes diariamente, facilita muito o cesso ao pescado fresco para os pratos, cujos preços variam de R$ 14,99 a R$ 60, servidos para uma ou duas pessoas. “Escolho pessoalmente peixes e ingredientes que vamos usar no dia, para garantir a qualidade dos pratos”, garante o chef.
Os pratos mais pedidos na Taberna do Chef Procópio são exatamente estes apresentados ao Atual. O pirarucu foi trabalhado de duas formas. Defumado dentro de um coco, o pirarucu ganhou um novo, surpreendente e harmonioso sabor. Já a linguiça de pirarucu é um prato que vai muito bem para abrir o apetite.
O sabor da linguiça de pirarucu é inigualável. Acompanhada com molho e arroz com jambu e queijo coalho, é uma iguaria que encanta os clientes, principalmente os turistas.
O Pirarucu no Coco não é apenas um prato servido no recipiente da fruta. O peixe fica de molho na água do coco e s farofa que acompanha os pedaços empanados e fritos também contém lascas de coco.
Serviço:
Taberna do Chef Procópio
Endereço: Rua dos Bares 526 | Mercado municipal adolpho Lisboa, Manaus, Amazonas.
Telefone: (92) 98410-4593