O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Lewandowski diz que Judiciário tenta aumento, mas governo quer adiar reajuste

18 de maio de 2015 Política
Compartilhar

 

ricardo lewand
Desde o fim do ano passado, servidores do Judiciário se manifestam por reajustes para recompor perdas salariais referentes à inflação. (Foto: José Cruz/Abr)

SÃO PAULO – O presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, admitiu nesta segunda-feira, 18, que o governo quer adiar para 2016 a primeira parcela do reajuste salarial escalonado para categorias do Judiciário, mas ressaltou que é apenas “uma proposta” que está na mesa de negociação e que o Judiciário ainda tenta uma recomposição “emergencial” para este ano.

“Existe uma contraproposta sim (do governo) de que eventualmente a primeira prestação deste plano de cargos e salários se dê apenas em janeiro de 2016, mas é apenas uma proposta. Outra proposta que estamos negociando com o Executivo e com o Legislativo é uma recomposição das perdas salariais de forma emergencial”, disse a jornalistas ao deixar um evento na capital paulista.

Mais cedo, Lewandowski disse ter uma sinalização do governo de que algum reajuste para a categoria pode ser cedido em breve.

Ainda assim, o ministro ressalvou que a categoria não é insensível ao momento de ajuste por que passa o País. “Nós compreendemos que vivemos um momento econômico difícil no País e claro que as expectativas têm que ser moduladas com relação às medidas de ajuste fiscal propostas pelo governo. O Judiciário, afinal, não é uma ilha”, afirmou.

Lewandowski argumentou, porém, que é possível chegar a uma solução intermediária entre Judiciário e Executivo. “Claro, nós precisamos sempre (da recomposição de perdas por inflação). Quem é que não precisa pagar o supermercado, já que houve aumento dos produtos? Então os nossos servidores estão se ressentindo disso e, se for possível uma recomposição das perdas salariais este ano, será evidentemente bem-vinda.”

O presidente do Supremo ressaltou ainda que o que foi aprovado na Câmara é mais que um simples reajuste para servidores do Judiciário, mas um plano “orgânico e sistêmico” para melhorar a gestão do setor.

Com cálculo de que o plano aprovado na Câmara, com início do reajuste escalonado em meados deste ano, traria impacto de R$ 1 5 bilhão, o Planalto busca adiar para o ano que vem a primeira parcela dos aumentos para o Judiciário. A solução para postergar o plano poderia ser protelar a aprovação no Senado por meio da tramitação em comissões – por ter impacto orçamentário, o governo pode pedir que o projeto passe pela Comissão de Assuntos Econômicos além da Comissão de Constituição e Justiça. A CAE é presidida pelo petista e líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (MS).

Desde o fim do ano passado, servidores do Judiciário se manifestam por reajustes para recompor perdas salariais referentes à inflação. Lewandowski e Rodrigo Janot, procurador-geral da República, vêm pedindo ao Executivo que atenda à categoria.

(Estadão Conteúdo/ATUAL)

Notícias relacionadas

É baixa a chance de candidatura de Renan Santos ser indeferida, dizem advogados

Rede social X contesta regra do TSE sobre publicações de candidatos para usuários

Justiça proíbe uso de ações da Saúde para promover Roberto Cidade

Ministro do TSE suspende campanha de Renan Santos e barra acesso ao Fundo Eleitoral

Não votou? Saiba o que fazer para regularizar a situação eleitoral

Assuntos Judiciário, reajuste
Valmir Lima 18 de maio de 2015
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Ministro Dias Toffoli
Política

Ofensiva contra a magistratura prejudica os mais pobres, afirma ministro do STF

31 de agosto de 2026
Política

Fachin defende empenho do Judiciário para recuperar a confiança da sociedade

25 de agosto de 2026
Flávio Dino comanda audiência sobre emendas parlamentares (Foto: Antonio Augusto/Ascom STF)
Política

Dino afirma ser falsa crise no Judiciário, mas que reformas são necessárias

11 de agosto de 2026
A proposta que a categoria levou à assembleia foi de 10% de reajuste salarial (Foto: Arquivo/Sendurb)
Economia

Patrões da construção civil oferecem 6% de reajuste; trabalhadores rejeitam e anunciam greve

10 de julho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?