Do ATUAL
MANAUS – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), candidato à reeleição, foi o primeiro a ter a candidatura deferida pela Justiça Eleitoral. O requerimento foi aceito na sexta-feira (23) pelo juiz Rafael da Silva Raposo, que preside a eleição em Manaus. Raposo afirmou que o candidato do Avante preencheu todas as “condições de elegibilidade”.
O deferimento do registro oficializa a participação de candidatos na disputa pelo cargo. É nessa fase, por exemplo. que o juiz verifica se o candidato preenche todos requisitos para concorrer. Para isso, abre período para que o MPE (Ministério Público Eleitoral) ou qualquer cidadão apresente impugnação ao pedido. No caso de David, não houve contestação.
Nesta segunda-feira (26), Raposo também aceitou o pedido de Wilker Barreto (Mobiliza), que disputa o cargo. O magistrado concluiu que o candidato do Mobiliza atendeu todos os requisitos para disputar. “As condições de elegibilidade foram preenchidas, não havendo informação de causa de inelegibilidade”, afirmou o juiz.
Outros cinco candidatos aguardam a decisão judicial. O MPE emitiu pareceres favoráveis aos pedidos de Marcelo Ramos (PT) e Roberto Cidade (União Brasil). Os requerimentos deverão ser analisados por Rafael Raposo nos próximos dias. Os candidatos Amom Mandel (Cidadania) e Gilberto Vasconcelos (PSTU) ainda aguardam manifestação do MPE.