Do ATUAL
MANAUS – Junho chega com as tradicionais e esperadas festas folclóricas populares, com suas diversidades culinárias e culturais. Os eventos celebram santos como Santo Antônio (dia 13), São João (24) e São Pedro (29). No Amazonas, os destaques são o Festival Folclórico, na Bola da Suframa; o Festival do Parque Dez, no CSU (Centro Social Urbano); e as apresentações de Caprichoso e Garantido em Parintins (a 369 quilômetros da capital amazonense).
Pamonha, cuscuz, canjica, milho cozido e assado, maçã do amor, bolos de tapioca, de fubá, de mandioca, de milho, arroz doce, quindim, tacacá, churrasco, pirarucu de casaca, maionese, vatapá, caruru, banana frita… A fartura culinária é um dos atrativos para as famílias.
Nos palcos, dança do café, carimbó, quadrilhas, ciranda, Boi Bumbá, cacetinho, cangaço, xote, baião e forró embalam adultos e crianças.
O evento do Parque Dez, conhecido como Arraial do CSU, começa no dia 9 e termina dia 30. A 42ª edição do Festival do CSU do Parque Dez tem entrada gratuita e o público encontra comidas típicas da época, parque de diversão e apresentação de grupos folclóricos.
O 65º Festival Folclórico do Amazonas será entre os dias 11 e 25 de junho, no CCPA (Centro Cultural Povos da Amazônia), popularmente conhecido como Bola da Suframa. A entrada é gratuita e o festival terá apresentação de 78 grupos de danças.
Na última semana de junho ocorre o 56º Festival Folclórico de Parintins. As apresentações de Garantido e Caprichoso começam na sexta-feira (30), prosseguem no sábado (1º de julho) e terminam no domingo (2).