Do ATUAL
MANAUS – O juiz Roberto Santos Taketomi, da 32ª Zona Eleitoral do Amazonas, proibiu, neste sábado (21), o candidato a prefeito de Manaus Roberto Cidade (União Brasil) de veicular, na propaganda eleitoral, vídeo em que o atual prefeito, David Almeida (Avante), declara apoio ao governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), na eleição de 2022.
Taketomi entendeu que trata-se de “propaganda eleitoral negativa e descontextualizada, com utilização de trucagens e montagens gráficas, com trechos de discursos, além de veiculação de mensagens intentando degradar ou ridicularizar o candidato David Almeida, com a utilização de expressões como ‘Em qual Davi acreditar? No que elogia o governador? … Ou no que critica?…'”.
“A trucagem em comento refere momentos distintos de aliança, seja apoio ou oposição, do candidato David Almeida em relação ao governador Wilson Lima, apoiador do candidato Roberto Cidade nestas eleições, de modo que a propaganda tenta confundir o eleitor em desfavor do candidato da coligação requerente (David Almeida)”, afirmou Taketomi.
Na reta final da campanha, após as pesquisas indicarem o crescimento de Cidade na preferência do eleitorado, o prefeito mudou a estratégia de campanha e passou a criticar diretamente Wilson Lima e Roberto Cidade, que é apoiado pelo governador. A reação do prefeito foi um contra-ataque, já que Cidade, desde o início da campanha, vem atacando David.
O tema que tem prevalecido nos embate entre David e Cidade é a segurança pública. O candidato do União Brasil tem criticado o prefeito por problemas relacionados à segurança pública em Manaus e promete aumentar o efetivo da Guarda Municipal. O prefeito diz que a segurança pública é atribuição do Estado e que Cidade, como deputado estadual, não tem fiscalizado o governo.
Após David contra-atacar com críticas ao governador, Cidade passou a mostrar vídeos em que o prefeito pede votos a Wilson, na eleição de 2022. Naquele momento, David e o governador firmaram um acordo para obras na capital amazonense, e o prefeito indicou o atual vice-governador, Tadeu de Souza (Avante), na chapa de Wilson Lima.