
Do ATUAL
MANAUS — O Juiz Áldrin Henrique de Castro Rodrigues decretou nesta terça-feira (17) a prisão da influenciadora digital Rosa Iberê Tavares Dantas. O magistrado também determinou que a Polícia Federal e a Interpol sejam comunicadas para inclusão do nome dela na lista internacional de procurados. Outra medida é o bloqueio de R$ 300 mil da conta da influencer, valor referente à multa imposta anteriormente.
A decisão ocorreu em audiência de instrução e julgamento do processo nº 0683986-06.2023.8.04.0001, que trata do homicídio culposo do personal trainer Talis Roque da Silva, de 31 anos, vítima de acidente de trânsito em agosto de 2023.
O acidente que vitimou Talis Roque ocorreu em 31 de agosto de 2023, na Rua Pará, bairro Vieiralves, zona centro-sul de Manaus. Segundo denúncia do MPE (Ministério Público do Estado), o carro dirigido por Rosa Iberê atingiu a motocicleta conduzida pela vítima. Talis Roque morreu no local.
O juiz baseou a decisão no artigo 312 do Código de Processo Penal, ao considerar o descumprimento, por mais de 30 dias, das medidas cautelares que haviam sido aplicadas. Rosa Iberê deixou o Brasil em 20 de maio de 2024, com destino a Paris, e durante a audiência se apresentou por videoconferência informando residir na Espanha.
O juiz afirmou: “O comportamento da ré, que permanece no exterior e sem qualquer colaboração com o Juízo, reforça o fundado receio de que sua liberdade comprometa a persecução penal em curso”.
Entre as medidas cautelares descumpridas estava a entrega do passaporte no prazo estabelecido e a obrigação de comparecimento presencial à audiência do dia 17. O pedido da defesa para que a ré fosse ouvida por videoconferência havia sido negado em decisão anterior, que também aplicou multa diária em caso de descumprimento.
A continuação da audiência foi marcada para o dia 19 de agosto, às 10h30.