
Do ATUAL
MANAUS – O prefeito de Manaus, David Almeida, disse que filiação do vice-governador Tadeu de Souza ao Progressista é “jogo político” e que “está tudo sob controle”. A fala ocorreu na manhã desta quinta-feira (12) durante assinatura da ordem de serviço para o início das obras de contenção em 13 áreas de risco alto e altíssimo na cidade.
“Com relação à filiação do vice-governador, sem problema algum, tudo sob controle, tudo tranquilo. Faz parte do jogo político e do processo eleitoral e democrático. Sem problema algum com relação à sua filiação em relação ao Avante”, disse David Almeida.
Tadeu de Souza foi Secretário-Chefe da Casa Civil da Prefeitura de Manaus e comandou a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-AM). O vice governador foi indicado por David Almeida para o cargo em 2022, quando o prefeito de Manaus apoiava o governador Wilson Lima (União Brasil), candidato à reeleição no estado.
A filiação de Tadeu de Souza nesta quarta-feira (11) marcou o distanciamento do grupo político de David Almeida, presidente do Avante no Amazonas.
Tadeu havia assumido a presidência municipal do Avante em maio de 2024 e permaneceu no cargo até dezembro de 2025, conforme dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ao deixar o partido, o vice-governador se afasta politicamente do grupo que hoje comanda a legenda no Estado.
Caso David Almeida confirme candidatura ao governo, o cenário poderá colocar ex-aliados em lados opostos na disputa estadual. Atualmente, também figuram como pré-candidatos a empresária Maria do Carmo Seffair (PL) e o senador Omar Aziz (PSD), ampliando o campo de possíveis concorrentes na eleição para o Palácio do Governo.
