
Do ATUAL
MANAUS – O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) apresentou à Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) a proposta de incluir o Teatro Amazonas na Lista de Patrimônio Mundial. A relação contém bens naturais e culturais que são considerados patrimônio de todos os povos. O Teatro da Paz, em Belém (PA), também foi indicado pelo Iphan.
Se as candidaturas cumprirem os requisitos exigidos, a proposta poderá compor a pauta do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, formado por 23 países, e os dois teatros podem ser reconhecidos como bens da cultura mundial.
“Nosso teatro não só conta uma parte de nossa história, mas representa também um marco para os seringueiros, artesãos, trabalhadores da construção civil, conservadores, decoradores e artistas que deram vida aos palcos dos dois teatros”, diz Beatriz Calheiro, superintendente do Iphan no Amazonas.
A oficialização da candidatura, em parceria com o MRE (Ministério das Relações Exteriores), inclui entrega de dossiê com documentos elaborados por um grupo técnico formado pelo Iphan, pelas secretarias de cultura dos estados do Amazonas e do Pará e das secretarias de cultura dos municípios de Manaus e Belém. O dossiê será analisado pela Unesco a partir de critérios que demonstram o valor universal excepcional do bem cultural seriado, sua autenticidade e integridade.
“Levar a candidatura dos teatros da Amazônia para reconhecimento internacional se alinha ao compromisso do Iphan de promover, valorizar e democratizar o patrimônio cultural brasileiro. A missão se torna ainda mais importante por ser um bem cultural que representa a riqueza e diversidade cultural da região Norte”, diz Leandro Grass, presidente do Iphan.
Com a candidatura, o Iphan, o MinC (Ministério da Cultura) e o MRE (Ministério das Relações Exteriores) reforçam a proteção e a valorização dos bens culturais brasileiros, destacando o patrimônio cultural da Amazônia no cenário global. A lista de Patrimônio Mundial Cultural conta com 14 bens brasileiros aprovados.