Do ATUAL
MANAUS – Dois postos de combustíveis do município de Manacapuru (a 68 km de Manaus) foram notificados pelo Ipem-AM (Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas) por lesar os consumidores. Foram verificadas irregularidades em cinco bicos de bombas de abastecimento dos estabelecimentos.
Conforme o órgão, em uma bomba se constatou que o lacre estava rompido, o que permite livre acesso aos dispositivos de regulagem, em desacordo com a portaria do Inmetro. Em outro bico, o Ipem realizou um ensaio de verificação e comprovou que o abastecimento estava abaixo da tolerância admissível, que é de 100 ml a cada 20 litros. A bomba irregular registrou 200 ml a menos de combustível.
Em Presidente Figueiredo (a 117 km de Manaus), seis balanças também foram reprovadas por irregularidades durante o ensaio dos instrumentos. Os equipamentos foram interditados e deverão passar por manutenção. Corrigidas as irregularidades, as balanças deverão ser verificadas pelo Ipem novamente para que sejam utilizadas no comércio.
De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, os postos notificados terão um prazo de dez dias para apresentar defesa.
Balanço
Nesta terça-feira (22), o instituto divulgou um balanço parcial das ações realizadas em três municípios da Região Metropolitana de Manaus. De 14 a 21 de agosto, as equipes verificaram 787 instrumentos e 114 estabelecimentos comerciais.
Nesta primeira semana, as equipes atuaram, de forma paralela, em três municípios. Além de Manacapuru e Presidente Figueiredo, as inspeções ocorreram em Iranduba (a 27 km de Manaus) e nas rodovias BR-174 e AM-010.