O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Dia a Dia

INSS ainda tem 4,9 milhões de segurados sem fazer a prova de vida

15 de setembro de 2021 Dia a Dia
Compartilhar
Prova de vida é obrigatória para segurados do INSS (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
Por Luciana Lazarini, da Fiolhapress

SÃO PAULO – Um total de 4.979.617 beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ainda precisa fazer a prova de vida no país, segundo dados do órgão referentes ao mês de agosto.

Em apenas um mês, 2,3 milhões fizeram a atualização cadastral, que é realizada nos bancos e, em alguns casos, no INSS. Em julho, havia 7.308.698 aposentados, pensionistas e outros beneficiários com a atualização cadastral pendente.

O estado de São Paulo, que tem a maior quantidade de benefícios pagos (8,1 milhão), aparece em primeiro lugar, com 914.343 beneficiários que estão com a prova de vida pendente. Na sequência estão Minas Gerais (570.893 com o recadastramento por fazer), Bahia (483.875) e Rio de Janeiro (402.204).

A prova de vida precisa ser feita apenas uma vez por ano e o INSS tem um calendário de vencimentos que o aposentado deve respeitar para não ter seu benefício suspenso. Os prazos vão até agosto de 2022 e variam conforme o mês em que a prova de vida venceu ou vai vencer. Veja o calendário completo abaixo e não deixe para a última hora.

Atenção aos prazos

Aposentados com a prova de vida vencida em setembro ou outubro de 2020 devem realizar o procedimento até o dia 30 de setembro deste ano. Em outubro será o último mês para quem teria que fazer a comprovação em novembro e dezembro de 2020. O segurado não é obrigado a esperar até o mês em que o prazo dele acaba.

Desde o ano passado, já fizeram a prova de vida 31.259.263 beneficiários no país. Do total, 24.690.973 foram em 2021 e outros 6.568.290 realizaram o procedimento em 2020.

Com as medidas de restrição de circulação por conta da pandemia de coronavírus, a prova de vida deixou de ser obrigatória entre março de 2020 e o final de maio de 2021. Mesmo assim, ainda era permitido fazer o recadastramento.

O Congresso havia aprovado a suspensão da obrigatoriedade da prova de vida até o final deste ano, mas a medida foi vetada pelo presidente Jair Bolsonaro. Na nova lei, o presidente aprovou o 135 gratuito para ligações feitas de telefones celulares, mas o serviço ainda não está disponível.

Onde fazer o recadastramento

A atualização é feita no banco onde o aposentado ou pensionista recebe seu benefício (no guichê de atendimento, pelo caixa eletrônico e até pelo internet banking, em alguns casos).

Maiores de 80 anos e pessoas a partir de 60 anos que tenham dificuldade de locomoção podem fazer a prova de vida em domicílio. O beneficiário ou um familiar pode agendar, pelo 135 ou pelo Meu INSS, uma visita de um funcionário do órgão. Os segurados com biometria cadastrada no TSE (via título de eleitor) e no Detran podem fazer a prova de vida digital, por meio do Meu INSS.

Como saber o mês em que a prova de vida venceu

O mês original de renovação da prova de vida é estabelecido pelo banco que paga o benefício. O critério varia de acordo com cada instituição:

Caixa – O vencimento se dá em até um ano da última prova de vida realizada. No aplicativo Caixa Trabalhador é possível saber a data da última prova de vida feita

Banco do Brasil – A prova de vida é feita no mês de aniversário do beneficiário

Bradesco – O vencimento da prova de vida é o mês em que o cliente recebeu o primeiro pagamento no Bradesco

Itaú Unibanco – O vencimento ocorre quando completado um ano após a realização do último procedimento

Santander – O vencimento da prova de vida ocorre anualmente com base na data da concessão da aposentadoria

Suspensão e bloqueio

Depois que o prazo vence, o INSS tem três etapas até o corte do benefício: bloqueio, suspensão e cancelamento (quando o benefício é cessado).

Benefícios bloqueados e suspensos podem ser reativados diretamente no banco. Segundo o INSS, mesmo após a cessação do benefício, ele poderá ser reativado. O segurado terá que ligar para o 135 e agendar o serviço de reativação de benefício.

Notícias relacionadas

Bloqueio de bens e dinheiro do crime organizado atinge R$ 3 bilhões

Papa excomunga bispos ordenados por congregação católica dissidente

Acesso de crianças à creche é o maior desde 2016, registra o IBGE

Conexão em queda: cai o acesso de crianças a celulares no Brasil

PM ganha centro de formação para ensinar policiais a dirigir viaturas

Assuntos INSS, prova de vida
Cleber Oliveira 15 de setembro de 2021
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Atendimento de pessoas pelo programa Governo do Brasil na Rua (Foto: Gabriel Paulino/Secom PR)
Dia a Dia

Governo do Brasil na Rua oferece serviços em Manaus nesta sexta

2 de julho de 2026
Previdencia-Social-Marcello-Casal-Junior-Agencia-Brasil.jpg
Dia a Dia

Aposentados podem contestar descontos indevidos até o dia 20 de junho

17 de junho de 2026
Senadora Dra. Eudócia alega indícios de irregularidades em consignados do INSS (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
Política

Senadora pede CPI para investigar consignado do INSS pelos bancos Master e BMG

17 de junho de 2026
STF
Economia

STF anula trecho da Reforma da Previdência sobre aposentadoria especial

3 de junho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?