Por Alessandra Taveira e Iolanda Ventura, da Redação
MANAUS – A distribuição de 300 ingressos para o jogo entre Brasil e Uruguai, na noite desta quinta-feira (14), em Manaus, para doadores de sangue se esgotaram em 1h20 na manhã desta quinta. As fichas para os doadores foram distribuídas na noite de quarta-feira (13) e os contemplados passaram por triagem na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas, na zona centro sul da cidade.
Uma multidão de pessoas formou imensa fila nas dependências da unidade de saúde e muitos torcedores ficaram sem conseguir o bilhete.
Leia mais: Ingressos não retirados serão doados à FHemoam e sorteados por emissoras de TV e rádio
Os ingressos esgotaram por volta das 9h20. A diretora-presidente da instituição, Socorro Sampaio, disse que com a promoção pessoas que doaram pela primeira vez foram estimuladas a manter o hábito. “Já conversei com vários doadores que estão vindo pela primeira vez, estão vendo que o procedimento não é o que eles imaginavam. Eles falam até que parece um simples exame de sangue da qual eles estão fazendo essa doação e que eles vão voltar”, disse.
Socorro Sampaio explicou que o objetivo é não só aumentar o estoque do Hemoam no momento, mas continuar com o fornecimento de sangue em bons níveis. “Apesar do nosso estoque não estar baixo, está regular, nós gostaríamos sempre de manter um nível mais elevado para aumentar a segurança”.
Virando a noite
Felipe Peixoto, de 21 anos, conseguiu uma das 300 fichas distribuídas. Ele contou que estava no Hemoam desde às 22h desta quarta-feira e conseguiu o número 269. “Vim tentar a sorte, vi um anúncio na rede social. Depois de uma hora vim aqui e tinha a galera já e eu consegui a minha senha”.
Natália Laís, de 19 anos, é doadora de sangue há dois anos e conseguiu a ficha 54. “Eu estava dormindo e aí a minha irmã chegou no quarto me chamando, perguntando se eu queria vir e aí eu vim”.
Aqueles que passaram pela triagem médica e foram considerados aptos a doar, receberam o ingresso no local. Os doadores que foram considerados inaptos temporários também puderam ser beneficiados.
“Se ele for considerado inapto por qualquer motivo, ele vem para cá também fazer o seu agendamento, se a inaptidão for temporária, e também vem receber o seu ticket porque esteve aqui e teve a intenção de fazer essa doação”, disse.
Antes de doar sangue, é preciso observar alguns critérios. “Qualquer pessoa pode ser doadora de sangue, desde que seja saudável, ter entre 16 e 69 anos. Lembrando de 16 a menor que 18 tem que vir com o responsável. E aqueles até 69 tem que ter feito a doação até 60 anos. Acima de 50 quilos. E vários outros critérios que na triagem clínica vão ser avaliados”, informou Sampaio.
Também é preciso estar bem alimentado, ter no mínimo seis horas de sono e levar documento original com foto.
(Colaborou Walter Franco)