
Da Redação
MANAUS – A mineração em terras indígenas deve ser tratada primeiro com os povos indígenas, disse o secretário de Estado de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira.
Em entrevista ao ATUAL na abertura da 12ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas, na manhã desta quinta-feira (17), Taveira defendeu a atividade mineradora, mas com controle.
“Essa é uma questão que tem que ser discutida primeiro pelos indígenas. A mineração é uma atividade extremamente importante, inclusive para o nosso dia a dia. Se a gente olha para tudo ao nosso redor, parte dela é da mineração. Agora, não é desculpa para que ela seja feita de qualquer maneira, sem respeitar direitos internacionais reconhecidos das populações indígenas”, disse.
O secretário entende que é possível desenvolver a mineração no Amazonas de forma sustentável. “Há capacidade da gente na Amazônia estabelecer, fora de unidades de conservação, ações de mineração sustentáveis e de longo prazo para resolvermos vários problemas, em especial do desenvolvimento econômico-social do nosso estado”, afirmou.
Leia também: Pressão econômica por recursos gera desmatamento, afirma secretário do Amazonas
A 12ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas termina nesta sexta-feira (18) e reúne lideranças de 38 estados de dez países. Novos modelos de desenvolvimento para o futuro do planeta, priorizando a conservação ambiental e respeitando as populações tradicionais, são os focos dos debates internacionais que acontecerão no evento.
(Colaboraram Kamila Amoedo e Murilo Rodrigues)