O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

Indiferença com democracia abre espaço para autoritarismo na América Latina, diz pesquisa

7 de outubro de 2021 Política
Compartilhar
Mourão ao lado de Bolsonaro durante fala para apoiadores em Brasília (Foto: Alan Santos/PR)

Por Sylvia Colombo, da Folhapress

BUENOS AIRES, ARGENTINA  – Um quarto dos latino-americanos afirma não se importar se vive em uma democracia ou não, desde que suas demandas possam ser atendidas. A cifra foi revelada nesta quinta-feira (7) pela 25ª edição de uma pesquisa do instituto Latinobarómetro sobre o estado da democracia na região.

“Temos aí um caldo perigoso, em que se podem formar governos populistas ou autoritários”, disse a socióloga Marta Lagos, diretora da ONG chilena, na apresentação do levantamento, em Santiago.

A pesquisa, feita anualmente em 18 países, é a mais importante referência na medição da satisfação dos latino-americanos com a democracia. Esta edição revelou ainda que 13% das pessoas dizem que apoiariam um governo autoritário; que 49% se definem satisfeitos com o regime democrático; e que 70% estão insatisfeitos com a atual gestão de seu país.

“No começo da pandemia, houve um apoio maior dos cidadãos aos seus governos, mas, com o passar do tempo, vimos um desgaste. Embora o latino-americano tenha culpado seus governantes pelo desgaste econômico durante a crise sanitária, não houve uma queda da preferência pela democracia como forma de governo”, disse Lagos.

A pesquisa ouviu mais de 20 mil pessoas na região –em 17 países de modo presencial e na Argentina, devido às restrições de viagem ao país, virtualmente.

Não houve mudança em 2021 em relação aos países que mais apoiam a democracia. Assim como nos últimos anos, quem lidera esse quesito é o Uruguai, com 74% da população. Na sequência, outros dois que o acompanharam no topo da lista, Costa Rica (67%) e Chile (60%), e ainda a Argentina (55%), apesar dos abalos de crises políticas recentes.

No outro extremo, vem Honduras, em que apenas uma cifra de 30% dos habitantes afirma valorizar esse sistema. O Brasil, com 40% e a classificação de uma democracia frágil, está na parte de baixo do ranking.

Apesar de a rejeição a um regime militar ser alta na região (média de 62% de rechaço), ainda assim há espaço para líderes autoritários, populistas ou, na linguagem latino-americana, “caudilhos”, segundo o relatório. “É preciso prestar atenção especialmente aos países da América Central, onde a população se mostra mais propensa a aceitar esse tipo de política paternalista que pode levar a um autoritarismo”, disse Lagos.

“Os países do chamado Triângulo Norte [El Salvador, Honduras e Guatemala] mostram níveis altos de desencanto com o sistema e a urgência de alguém que surja com soluções rápidas. Nesse território estamos vendo crescer, por exemplo, o autoritarismo de Nayib Bukele [presidente salvadorenho].”

Também nesses países, de acordo com a pesquisa, identificou-se uma maior aceitação da perseguição ao jornalismo. À pergunta “em caso de necessidade, considera que o governo deve intervir nos meios de comunicação?”, 66% responderam afirmativamente em El Salvador e 49% na Guatemala. O Brasil vem pouco atrás, com 38%.

O estilo de Bukele tem agradado aos salvadorenhos: 66% da população afirma que está satisfeita com o caminho que o país está tomando, e apenas 19% estão insatisfeitos.

Desde que a região deixou de ser totalmente democrática, em 2018, com Nicarágua e Venezuela passando a ser classificadas como ditaduras pelo Latinobarómetro, o apoio à democracia vem caindo. Nos últimos anos, a queda foi mínima, mas continua estável e em um patamar baixo –diferença marcante para as cifras vistas nos anos 1990.

“Naquela época, com as democracias ainda muito jovens, o encanto e o apoio era muito maior. Estamos num momento delicado, porém não gravíssimo”, afirmou Lagos.

A pesquisa, por fim, emitiu outros sinais aos governos da região. Apenas 22% dos latino-americanos dizem que seus governantes se preocupam com os demais, e só 17% creem que a distribuição de riquezas de seus países é justa.

Notícias relacionadas

‘Na época deles, o bandido virou banqueiro’, diz Lula sobre Vorcaro na gestão Bolsonaro

Andrei Rodrigues nega que PF tenha monitorado ministro André Mendonça

Grupo de Vorcaro tinha informações do MPF, da PF e até da Interpol

Andrei diz que Moraes usou inquérito das fake news para pedir envio de relatório contra Mendonça

Lula tem 46% no segundo turno contra 44% de Flávio Bolsonaro, diz Datafolha

Assuntos América Latina, autoritarismo, democracia
Redação 7 de outubro de 2021
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Ministro Edson Fachin é responsável pela relatoria da delação premiada da JBS (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)
Política

‘Discordar não é sinônimo de odiar’, diz presidente do STF sobre as eleições

3 de setembro de 2026
Política

Fachin defende empenho do Judiciário para recuperar a confiança da sociedade

25 de agosto de 2026
Ministro Kassio Nunes Marques, presidente do TSE, ao lançar a campanha (Foto: Luiz Roberto/Secom/TSE)
Política

TSE exalta brasilidade em campanha pelo exercício da democracia nas eleições

18 de agosto de 2026
Eleitor assina comprovante de votação: horário de Brasília é contestado (Foto: Rovena Rosa/ABr)
Política

Pacto pela Democracia lança manifesto pela integridade das eleições

15 de agosto de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?