
Do ATUAL
MANAUS – Parte do muro do CSU (Centro Social Urbano) do Parque Dez, na zona centro-sul de Manaus, foi destruída para carros acessassem uma área interna, transformada em “estacionamento rotativo”, na noite deste domingo (18). O centro tem área para estacionar os carros, mas a demanda aumenta nesse período em razão das festas juninas e do arraial que ocorre no local.
Vídeos na internet mostram homens não identificados quebrando o muro do CSU no momento em que agentes do IMMU (Instituto Municipal de Mobilidade Urbana) chegam no local para verificar a situação. Segundo moradores do bairro, os agentes autorizaram o uso do espaço como estacionamento após a destruição do muro.
De acordo com Leda Júnior, agente de trânsito de Manaus, funcionários do IMMU foram informados que pessoas da própria coordenação do evento no CSU autorizaram o estacionamento. “Amanhã (nesta segunda), estarei reunindo com os responsáveis para saber de onde partiu a autorização, pois é necessário haver um estudo de impacto no tráfego pelo órgão de trânsito”, disse Leda.
A situação gerou ação judicial na noite deste domingo. O advogado Eduardo Deneriaz Bessa pediu, no plantão judicial, o ressarcimento pela demolição do muro e a proibição da cobrança de estacionamento rotativo nas dependências do CSU. O pedido ainda não foi analisado até às 9h desta segunda-feira.
A reportagem solicitou informações da Prefeitura de Manaus sobre o caso, mas até a publicação desta matéria nenhuma resposta foi enviada.
Sem autorização
A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania informou, em nota, que a quebra de mureta e grades do CSU foi feita sem autorização e que as responsabilidades estão sendo apuradas. A estrutura é de fundamental importância para a segurança do espaço e a quebra causa preocupação, tanto para a administração municipal quanto para a comunidade local.
“Será instaurada uma investigação interna para apurar as responsabilidades pela destruição da mureta e grades, visando identificar os agentes envolvidos e tomar as devidas providências. De imediato, a Prefeitura de Manaus irá reparar os danos causados à estrutura do CSU do Parque 10 ainda nesta segunda-feira”, informa a Semasc.

Nos ajudem também a denunciar a cobrança de estacionamento abusiva em vias públicas nas proximidades do CSU em períodos de festas juninas e qualquer outra data. Temos que pagar para nós proteger dos próprios frentistas.
O Estado é omisso se duvidar quem derrubou o muro foi o “guardadores” de carro eles agem assim, no Centro de Convenções eles fechar a rua e cobram R$ 30,00 para o carro estacionar e o governo não faz nada.
Anônimo, pura verdade!
Manaus está tomada por pessoas que andam promovendo extorsão nas ruas. Todos os lugares com movimento e, principalmente, em grandes eventos as nossas ruas estão loteadas por “guardadores”.
Cobram 20, 30, 50 reais e são organizados, pois usam coletes e definem áreas de cobrança por cabeça.
O que se vê é omissão total por parte das autoridades responsáveis.
Fingem que não veem e a população se vira como pode
acho que a melhor formar e boicota esses eventos pós só assim o governo e organizadores respeitaram o cidadão ,mas enquanto houver pessoas se acotovelando pra assistir e comprar maca do amor por 50 reais ,estaram pouco se lixando.