
Do ATUAL
MANAUS — O IMMU (Instituto Municipal de Mobilidade Urbana) regulamentou as regras para a concessão do Cartão Passa Fácil Social que institui a tarifa social no transporte coletivo urbano em Manaus. O cartão é destinado a pessoas de baixa renda inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) e o valor da passagem de ônibus é de R$ 4,50.
Conforme a Resolução nº 001/2025, publicada pelo IMMU, podem solicitar o cartão os cidadãos que atendam aos seguintes critérios: estarem inscritos no CadÚnico com dados atualizados nos últimos 24 meses; terem renda familiar per capita de até meio salário mínimo; residirem em Manaus na área atendida pelo transporte coletivo; e estarem devidamente registrados como beneficiários no sistema.
O benefício terá validade de 24 meses, com possibilidade de renovação mediante nova comprovação dos requisitos. A gestão do programa é feita pelo IMMU em parceria com a Semasc (Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania).
Para verificar se têm direito ao Cartão Passa Fácil Social, os interessados devem acessar o canal oficial no aplicativo Telegram, pelo contato @sindy_sinetram_bot. O atendimento é feito por meio de mensagens automáticas, que orientam o usuário no passo a passo da consulta.
Os cidadãos que não estiverem inscritos no CadÚnico ou apresentarem informações desatualizadas precisam procurar atendimento presencial em um dos postos da Semasc: na sede da secretaria, localizada na avenida Ayrão, esquina com a rua Ferreira Pena, no Centro; ou na subcentral do Cadastro Único no shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, no bairro Cidade de Deus.
O atendimento para serviços relacionados ao Cadastro Único ocorre das 8h às 14h, enquanto a entrega do cartão é realizada até as 17h, de segunda a sexta-feira, em dias úteis.
A concessão da tarifa social depende de decisão do judicial que ainda não ocorreu. O Ministério Público pediu garantias de que o benefício não será anulado futuramente.