Da Redação
MANAUS – O HUGV-Ufam (Hospital Universitário Getúlio Vargas, da Universidade Federal do Amazonas), em Manaus, participa do 2º Mutirão Nacional da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), que ocorre nesta quarta-feira, 31. A estimativa é registrar 8 mil procedimentos nos 39 hospitais universitários federais filiados nas cinco regiões do País. O mutirão tem o objetivo de reduzir as filas de espera por atendimento, exames e cirurgias nas unidades do SUS (Sistema Único de Saúde). Os atendimentos foram agendados previamente.
No Amazonas, a previsão é que no HHUG sejam realizadas 50 consultas especializadas com otorrinolaringologista e fonoaudiólogos, além de exames (audiometrias, emissões otoacústicas, timpanometrias, entre outros). Palestras e orientações que abordam a saúde auditiva e vocal também estão entre os serviços.
A equipe do HUGV que vai participar do Mutirão terá três médicos otorrinolaringologistas, quatro fonoaudiólogos, três preceptores, cinco enfermeiros e técnicos de enfermagem, dez alunos de graduação (de medicina e fonoaudiologia) e dois de pós-graduação.
Na primeira edição do mutirão de atendimentos da rede Ebserh, em novembro do ano passado, o HUGV, em alusão à campanha de prevenção do câncer de próstata no Novembro Azul, realizou mais de 60 consultas com urologista, agendamento de exames laboratoriais, exame físico (Toque) e ultrassonografia de próstata.
Sobre a Ebserh
Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Dados da Ebserh indicam que, na primeira edição do mutirão, foram realizados 3.649 atendimentos em 22 estados e no Distrito Federal, incluindo 664 cirurgias, 879 consultas e 2,1 mil exames.