
Da Redação
MANAUS – O Hospital de Combate à Covid-19 Nilton Lins, na zona centro-sul de Manaus, deverá ter anexo exclusivo para atendimento de índios acometidos pela doença, anunciou o governador do Amazonas Wilson Lima. A unidade deve ser implantada em parceria com Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) do Ministério da Saúde.
“Estamos trabalhando junto com os prefeitos para impedir a entrada de pessoas que não sejam indígenas nas aldeias, e estamos ajudando, também, o Governo Federal na logística de entrega de cestas básicas nas comunidades indígenas”, disse Wilson Lima, sobre assistência aos indígenas.
A estrutura no Nilton Lins, um centro universitário particular, funciona em sistema de aluguel em contrato de três meses por R$ 2,6 milhões que é contestado na Justiça.
Em visita a Manaus no último dia 4 de maio, o ministro da Saúde, Nelson Teich, disse que o hospital instalado na Nilton Lins poderá ser ampliado com apoio do governo federal. Por enquanto, o apoio do Ministério é no fornecimento de profissionais de saúde, remédios e EPIs (Equipamento de Proteção Individual).
Oitenta novos 80 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva)foram habilitados pelo Ministério para a unidade de saúde, o que permite repasses de R$ 26,4 milhões para custeio e manutenção dos leitos.
A habilitação dos leitos foi publicada no último dia 30 de abril, no Diário Oficial da União (DOU). A Portaria nº 1.046 do MS habilita, em caráter excepcional, por um prazo de 90 dias, os leitos de UTI, podendo ser prorrogada enquanto houver emergência em saúde pública no país decorrente da Covid-19.
A Susam (Secretaria de Saúde do Amazonas) informou que já distribuiu entre os dias 1º de março e 4 de maio 10,6 milhões de EPIs para unidades de saúde de Manaus e do interior. Parte do material foi doado por empresas.
