Do ATUAL
MANAUS — O prefeito de Manaus, David Almeida, apresentou na manhã desta terça-feira (3) o projeto do primeiro hospital municipal da capital. A estimativa para conclusão da obra é de um ano e o valor inicial é de R$ 15 milhões.
O novo hospital, que será construído no Parque Mosaico, na zona oeste da capital, terá área de 4,1 mil metros quadrados. Segundo o prefeito, o projeto é no sistema de parceria público-privada.
Destinado a procedimentos de média complexidade, o ‘Hospital-Dia’ vai oferecer serviços clínicos, cirúrgicos, terapêuticos e de diagnóstico com internações limitadas a até 12 horas. O prefeito citou a relevância do projeto para a ampliação e a melhoria dos serviços de saúde básica.
“Esse hospital é um sonho da nossa gestão. Durante a campanha, uma das nossas principais bandeiras foi a construção do Hospital-Dia. Hoje, temos recursos assegurados, o projeto em mãos e estamos avançando no planejamento que prevê cinco salas de cirurgias e duas salas de procedimentos”, disse David Almeida.
O hospital terá capacidade para procedimentos minimamente invasivos, como exames endoscópicos e cirurgias nas áreas de oftalmologia, ginecologia, mastologia, dermatologia e cirurgia geral. Entre eles estão colonoscopia, endoscopia digestiva alta, cirurgias de hérnia, vesícula e catarata, laqueadura tubária e biópsias de mama e pele.
Almeida disse que o projeto inclui um ambulatório com 12 consultórios, um centro cirúrgico com cinco salas de médio porte e duas de pequeno porte, enfermarias masculinas e femininas, além de ambientes administrativos e de apoio, como a cozinha, lavanderia e a central de material e esterilização.
O projeto é com base em modelo arquitetônico estabelecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde), que visa oferecer assistência intermediária entre a internação e o atendimento hospitalar convencional. Essa modalidade permite que pacientes realizem procedimentos e retornem para casa no mesmo dia, garantindo maior rotatividade nos serviços e um atendimento mais eficiente.