
Por Felipe Campinas, do ATUAL
MANAUS – Por volta de 12h20 de domingo (3), Rademak Aguiar, Eraldo Brito e Jack Alvarenga, que pescavam no rio Manacapuru, avistaram dois homens à deriva. A canoa da dupla havia naufragado durante forte banzeiro e eles estavam se apoiando em uma caixa de isopor. Fazia quatro horas que esperavam por ajuda. “Deus é maravilhoso”, disse um deles, ao ser resgatado.
O momento do resgate foi registrado em vídeo por Rademake. As imagens foram publicadas nas redes sociais e rapidamente alcançaram milhares de pessoas.
De acordo com Rademake, naquele dia, ele e os amigos haviam saído da sede de Manacapuru para pescar em um local conhecido como Lago do Inácio, que fica a 30 minutos da cidade navegando com motor de popa de 15hp.
No início da tarde, eles revolveram voltar, mas decidiram seguir por outro caminho. No novo trajeto, de longe, avistaram os dois homens. “Era 12h20. Na hora que eu vi aquela situação eu peguei meu telefone e vi o horário”, disse Rademake.
Os homens relataram que estavam há quatro horas dentro da água. Um forte banzeiro provocou o naufrágio da canoa, com motor tipo rabeta, em que eles estavam. Na caixa de isopor, havia materiais de pesca.
“Eles relataram que estavam desde 8h naquela situação. Eles estavam há mais de quatro horas dentro da água”, disse Radamake, ao confirmar que naquele dia o banzeiro estava forte.
No vídeo, um dos homens, identificado como Abel, afirma que havia perdido material de pesca. “Foi embora arrastão, malhadeira, tudo”, disse o homem.
Com espaço suficiente na lancha, Rademake e os amigos resgataram a dupla. “Apesar de ser um 15 (motor) e uma canoa pequena, não tinha nenhum peso, não tinha carga, apenas uma geleira com alguns peixes que a gente tinha pegado. Não afetou muito”, disse Rademake.
Para Rademake, a situação expôs a necessidade de portar equipamentos de segurança. “É um alerta. A gente vai sempre bem preparado, com equipamentos de segurança. O que aconteceu aí foi um alerta. Poderia acontecer com a gente”, afirmou.
Assista ao vídeo clicando aqui.