![Sentença foi proferida pelo juiz Yuri Caminha Jorge em Ação Civil Pública ajuizada pela Defensoria Pública do Amazonas (Foto: TJAM/Divulgação)](https://amazonasatual.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Decisao-Justica.jpg)
Do ATUAL
MANAUS — Francisco José Arruda do Nascimento, de 45 anos, foi condenado a 28 anos e dez meses de prisão pelo homicídio de Maurício Braga da Costa, de 15 anos. O crime ocorreu em agosto de 2020 no Loteamento Buritis, comunidade João Paulo II, bairro Nova Cidade, zona norte de Manaus.
Maurício foi morto a tiros na casa dele. O julgamento da Ação Penal nº 0725697-93.2020.8.04.0001 começou na sexta-feira (10) e terminou na manhã de sábado (12) com a leitura da sentença.
Conforme a denúncia do MPAM (Ministério Público do Amazonas), dois dias antes de ser morto Maurício Braga estava na frente de casa com colegas jogando futebol quando a bola acertou o veículo de Francisco.
Nesse instante, Francisco mandou que todos fossem brincar longe do carro dele, uma pick-up, modelo S10. Em seguida, entrou no veículo e acelerou quase atropelando o grupo. Logo depois, segundo os autos, retornou e falou para Maurício: “Ei, tu tá se achando aí!”.
Francisco entrou na casa Maurício, empurrou uma das testemunhas do caso, apontou o revólver e atirou várias vezes no adolescente, logo em seguida fugiu.
Francisco foi julgado no dia 27 de abril de 2022, quando foi absolvido pelos jurados. O Ministério Público recorreu da sentença e em março de 2023 o julgamento foi anulado pela Primeira Câmara Criminal do TJAM (Tribunal de Justiça do Amazonas). No voto, a relatora, desembargadora Vânia Marques Marinho, justificou que o Conselho de Sentença dissociou-se do conjunto fático-probatório contido nos autos.
Nesse segundo julgamento, Francisco foi interrogado por videoconferência, pois mora atualmente em Santarém (PA). Ele negou a autoria do crime.
O juiz James Oliveira dos Santos ordenou a prisão imediata de Francisco para cumprimento da pena.