Estabeleceu-se uma guerra no Amazonas em torno das pesquisas de intenção de voto. O episódio mais recente foi um direito de resposta que a coligação “Renovação e experiência”, do candidato Eduardo Braga (PMDB), conseguiu na Justiça Eleitoral contra o Portal do Holanda. Na resposta apresentada, a coligação acusa o jornalista que dá nome ao portal, Raimundo Holanda, de manipular os dados da pesquisa DMP-Rede Tiradentes para favorecer o candidato José Melo (Pros), o governador que busca a reeleição.
Esta semana, o jornalista Ronaldo Tiradentes, responsável pelo Instituto DMP, publicou um post no blog que leva o nome dele em que dizia que os números revelados na última pesquisa de intenção de voto “não deve ter agradado ao líder (nas pesquisas) Eduardo Braga, por ter mostrado sua queda”. E não deve ter agradado José Melo, porque “o coloca em segundo lugar na corrida sucessória, embora indique o crescimento de sua candidatura”. Até aí, Ronaldo apenas fazia uma espécie de introdução para criticar as pesquisas realizadas por institutos adversários. Sem citar nomes, disse seus números são fiéis à realidade e que “não precisamos fazer ajustes como determinados institutos costumam fazer na véspera de eleição, para não ser desmentido pelo resultado das urnas”.
Por seu turno, o dono da Perspectiva, Durango Duarte, responsável pelas pesquisas divulgadas pelo DDChannel, não esconde a preferência pelo candidato Eduardo Braga e já até foi alvo de um processo na Justiça Eleitoral ajuizado pelo candidato José Melo por usar o espaço do canal para “propaganda negativa”. Melo ganhou o primeiro round, com a Justiça obrigando a empresa de Durango a pagar multa de R$ 10 mil por um vídeo divulgado em seu canal no YouTube. Em grau de recurso, o processo já tem parecer do Ministério Público Eleitoral favorável à manutenção da decisão. Enquanto a decisão não sai, Durango mantém as cíticas ácidas contra Melo. A mais recente, publicada nesta sexta-feira, diz que os secretários do governador temem a cadeia caso ele perca o mandado nas eleições de 5 de outubro.
Correndo por fora, está a Action Pesquisas de Mercado, com números muito parecidos com os da Perspectiva e do Ibope ao governo do Amazonas, mas a última sondagem, divulgada há duas semanas, foi encomendada pela Rádio Cidade FM, de um velho aliado de Eduardo Braga, e pela Band Amazonas, empresa da família da candidata a vice-governadora na chapa de Braga, Rebecca Garcia. A turma de Melo não anda nada satisfeita com os números nem da Action nem da Perspectiva e diz ter pesquisas internas apontando para outro cenário.
A guerra entre institutos de pesquisa e seus representantes e as coligações de Melo e Braga, no entanto, serve mais para alimentar o ego dos que defendem candidaturas do que para influenciar o eleitor. No passado recente o eleitorado assistiu à desmoralização de institutos que manipularam os números para tentar influenciar o voto útil. Não deu certo.