
Do ATUAL
MANAUS — Desde as 4h desta terça-feira (15) trabalhadores do transporte público de passageiros em Manaus paralisaram o serviço. A greve atinge 30% da frota até às 9h, conforme determinação da Justiça. A categoria reivindica reajuste salarial de 12% a partir de maio e a manutenção dos cobradores.
Conforme o presidente do Sindicato dos Rodoviários do Amazonas, Gevancir Oliveira, a categoria cumpre a decisão judicial que determina que o “sindicato dos trabalhadores mantenha em circulação 70% da frota de ônibus nos horários de pico (das 6h às 9h e das 17h às 20h) e 50% nos demais horários, sob pena de multa de R$ 60 mil por hora de descumprimento”.

“Nosso último recurso é a greve. Já fizemos várias tratativas de acordo, mas sem sucesso. Então, vamos pra ‘guerra’” disse Givancir nas redes sociais.
Segundo o Sinetram (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas) a estimativa é que 350 mil pessoas foram afetadas diretamente em todas as linhas.
Imagens feitas pelo ATUAL mostram que no Terminal 5, no bairro São José, zona Leste de Manaus, muitos passageiros aguardavam o ônibus há três horas. “Eu tô aqui desde as 6h da manhã. Eu trabalho em Petrópolis, meu ônibus é o 519, e ele deveria sair às 6h40 e até agora nada”, disse Jenny Branches. Ela estava há duas horas e meia esperando o veículo.