
Do ATUAL, com Agência Gov
MANAUS – O Ministério da Saúde mobiliza os 45 hospitais federais em todo o país, no sábado (5), para atender pacientes que estão na fila de espera do SUS (Sistema Único de Saúde). O “Mutirão Agora Tem Especialistas” foi anunciado nesta quarta-feira (2) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em entrevista na Bahia.
“Vai ter uma ação em nível nacional de todos os hospitais universitários fazendo cirurgia no povo brasileiro para diminuir a fila das pessoas que esperam. Todos os hospitais universitários vão se dedicar para fazer cirurgias no povo brasileiro”, disse o presidente. Estão previstos 7 mil atendimentos, com mil cirurgias, 1,2 mil consultas e 5,5 mil exames.
O programa Agora Tem Especialistas, lançado no fim de maio, possibilita que o Ministério da Saúde use toda a estrutura do país, pública e privada, para aumentar a capacidade de atendimento. O objetivo é reduzir o tempo de espera dos pacientes, gargalo histórico que se agravou com a pandemia da Covid-19.
“Estamos trabalhando agora num conjunto, inclusive com os hospitais particulares, para que a gente consiga fazer com que em menos de 30 dias a pessoa possa fazer os exames de que precisa. Se eu for ao médico e ele pedir um especialista, tem que ser imediato. Se ele pedir uma radiografia, tem que ser rápido. Precisamos garantir o especialista e a máquina para radiografia, ressonância, tomografia. O brasileiro tem que ter esse direito”, disse Lula.
A rede de 45 hospitais universitários é gerida pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares). A Ebserh tem realizado mutirões de cirurgias e atendimentos aos finais de semana desde o mês passado.
Primeira reunião
O Comitê de Acompanhamento do Agora Tem Especialistas deu início às atividades na terça-feira (1). Formado por 14 entidades, além do Ministério da Saúde, o colegiado realizou a primeira reunião em que foi apresentado um panorama do programa, após um mês de lançamento.
Entre os destaques estão a ampliação dos turnos de atendimento na rede pública e em hospitais privados credenciados; o lançamento do Super Centro para Diagnóstico do Câncer, voltado ao rastreio e agilidade no diagnóstico oncológico; o edital Mais Médicos Especialistas, para a ampliação da formação e oferta de médicos especialistas; e o novo modelo de parceria com hospitais privados e filantrópicos, que agora podem ofertar serviços ao SUS em troca de compensação por crédito financeiro.