MANAUS – A obra de duplicação da rodovia estadual Manuel Urbano (AM-070), que liga os municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão a Manaus, segue em ritmo lento, mas já recebeu aditivo de R$ 50,5 milhões (exatos R$ 50.552.860,85). Por outro lado, o prazo para conclusão dos serviços, que era de 750 dias corridos, foi elevado para 1.410 dias. Essas informações estão no Sistema de Integrado de Controle e Gestão de Obras Públicas (Sicop), do Governo do Amazonas.
O custo original da obra era R$ 224.226.843,58, mas com os R$ 50,5 milhões, passou a R$ 279.642.517,36. Além do aditivo o contrato sofre reajustes periódicos de acordo com a inflação. Desde o início da obra, em março de 2013 (1 ano e 10 meses), a Construtora Etam já recebeu R$ 8.298.836,15 só de reajuste.
A empresa não perde dinheiro com a demora, justamente por conta dos reajustes previstos em contrato. A execução da obra, que começa com a assinatura da ordem de serviço, foi iniciada em 27 de março de 2013, com prazo de 750 dias corridos para a execução. Deveria ficar pronta em abril deste ano. Mas com os aditivos de prazo, a data para conclusão passou para agosto de 2016.
Até nesta terça-feira, o Sicop informava que as medições da obra somavam R$ 42.254.024,70. Com os reajustes de preços, o valor total medido chega a R$ 50.552.860,85. Esse valor representa apenas 18% do total do contrato, considerando o aditivo.
Recuperação
Enquanto a obra da Rodovia Manuel Urbano não avança, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), prepara uma licitação para dos serviços de conservação e manutenção da pista antiga. Será a terceira vez em menos de seis meses que a Seinfra faz a recuperação da estrada. A primeira foi antes do Festival de Cirandas de Manacapuru, realizado em agosto do ano passado; a segunda, no final de 2014.
Em nota enviada às redações nesta segunda-feira, a secretária da Seinfra, Waldívia Alencar, justifica que “a AM-070, por ser uma estrada antiga, necessita de uma ação completa, com a retirada de todo o pavimento antigo e substituição total de base e sub-base, para que assim ela possa suportar o intenso tráfego ao qual ela agora está sendo submetida com a entrada em operação da Ponte Rio Negro”. A ponte foi inaugurada em outubro de 2011.