
Da Redação
MANAUS – O Governo do Amazonas pretende criar a Força Estadual de Saúde vinculada à secretaria do estado que administra o setor. A unidade executara medidas de assistência e combate de doenças epidêmicas, desastres (natural ou humano), eventos de massa e desassistência nos municípios.
“A Força vem para somar esforços e apoiar os municípios, principalmente nos momentos de calamidade, emergência e desassistência à população”, disse o secretário de Saúde Marcellus Campêlo.
O estado já conta com a Defesa Civil para ações de assistência e apoio às pessoas atingidas por desastres e a FVS (Fundação de Vigilância em Saúde) para monitoramento e controle sanitário.
A Força Estadual será acionada quando for superada a capacidade de resposta do município e decretada emergência de saúde pública de interesse estadual.
“A finalidade não é assumir a responsabilidade do município. É integrar à gestão municipal o grupo de resposta às situações de emergência quando os recursos locais não atenderem às necessidades. Ou seja, naquelas condições de risco ou de agravos que comprometam a sobrevida das pessoas, e o município não tenha capacidade de resposta, pela sua dimensão, a força estadual pode ser acionada”, explicou Leda Sobral, da Força Nacional do SUS, que está auxiliando na criação do órgão estadual.
A Força Estadual será formada por servidores públicos estaduais e municipais, profissionais de saúde contratados temporariamente ou voluntários que atuem na área da saúde.