Do ATUAL
MANAUS – A Secretaria de Cultura do Amazonas abre nesta sexta-feira (29) inscrição para projetos de cultura da Lei Paulo Gustavo (nº 195/2022). São nove editais para seleção de propostas que receberão financiamentos. O acesso ao cadastro será a partir das 12h e o prazo final é o dia 16 de outubro.
Interessados podem acessar o Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), na aba da Lei Paulo Gustavo, ou o link https://cultura.am.gov.br/lei-paulo-gustavo/.
Os editais incluem projetos nos segmentos de audiovisual, Povo Negro, Povos Indígenas, Micro e Pequenas Empresas no Audiovisual, Cultura LGBTQIAPN+, Cultura Hip Hop, Fomento às Artes e a Cultura, Cultura Popular e Cultura+Inclusão.
Segundo a SEC, a estimativa é receber 800 projetos. Podem participar os profissionais inscritos no Cadastro Estadual da Cultura.
Orientações sobre os procedimentos e elaboração de projetos podem ser obtidas na Sala Lei Paulo Gustavo, na Vila Ninita [Avenida 7 de Setembro, anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro]. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. Não é necessário agendar.
Artistas em situação de vulnerabilidade poderão participar do edital Cultura +Inclusão. Serão contempladas 40 propostas. Nesse caso, eles terão acesso às oficinas de elaboração de projetos e facilidades na inscrição por meio de vídeo.
O recurso, de R$ 51,7 milhões, é proveniente do Fundo Nacional da Cultura. Desse montante, R$ 36,6 milhões são para projetos do setor de audiovisual.