
Do ATUAL
MANAUS – O Governo do Amazonas distribuirá peixes para 500 associações filantrópicas de assistência social na semana santa. Segundo o governo, são 300 toneladas de pescado adquiridas pelo programa Peixe no Prato Solidário. A distribuição começou nesta segunda-feira (14).
“Essas instituições cuidam de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, são famílias que de outra forma não teriam condições de adquirir esse pescado. São instituições que estão devidamente cadastradas no Fundo de Promoção Social, na Seas, Sejusc, ADS, ou seja, instituições que estão no sistema do governo do Estado”, disse o governador Wilson Lima ao participar da entrega simbólica do peixe.
Os investimentos para o Peixe no Prato Solidário são de R$ 5,2 milhões do PAF (Programa de Assistência Familiar) da ADS (Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas.
O pescado é proveniente de piscicultores da capital e dos municípios de Iranduba, Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Novo Airão, Careiro e Manacapuru. Desde 2021, segundo o governo, foram entregues mil toneladas de peixe pelo Prato Solidário.
Feirão
Também é oferecido peixes de espécies nativas do Amazonas no Feirão do Pescado. Nesta edição, serão 100 toneladas comercializadas em três pontos da capital. A expectativa é que a venda movimente R$ 2,5 milhões.
O feirão ocorre de quarta a sexta-feira (16) até sexta (1) em três locais: Arena Amadeu Teixeira, zona centro-sul; Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, zona norte; e no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, zona sul. Durante os dois primeiros dias, quarta e quinta-feira (16 e 17), a população poderá adquirir o pescado das 7h às 19h. Na sexta-feira (18/04), feriado da Semana Santa, a venda acontecerá das 7h às 13h.
As espécies de pescado comercializadas no feirão são: tambaqui, matrinxã e pirarucu. Os peixes fazem parte da produção de piscicultores de Manaus; Presidente Figueiredo; Manacapuru; comunidade Novo Remanso, em Itacoatiara; Maués; Iranduba e Rio Preto da Eva.