Do ATUAL
MANAUS – A segunda dose da vacina contra a dengue está disponível nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) de 27 municípios do Amazonas para as pessoas que receberam a primeira dose no intervalo de 90 dias, informa a FVS (Fundação de Vigilância Sanitária). A vacinação contra a dengue é de duas doses para fortalecer a imunização contra a doença.
“Fortalecemos que é necessário completar o esquema vacinal que é uma estratégia complementar de prevenção à doença que ocorre durante todo o ano no Amazonas”, afirma a diretora-presidente da FVS, Tatyana Amorim.
“Cabe aos municípios responsáveis pela operacionalização da imunização definirem as programações e estratégias de busca ativa para que o esquema vacinal seja completado”, diz a gerente estadual de Imunização da FVS, Ángela Desirée.
O Ministério da Saúde informa que a dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. A maioria dos doentes se recupera, porém, parte deles pode progredir para formas graves, inclusive a morte. A quase totalidade dos óbitos por dengue é evitável e depende, na maioria das vezes, da qualidade da assistência prestada e organização da rede de serviços de saúde.
Todo indivíduo que apresentar febre (entre 39°C e 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações – dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde a fim de obter tratamento. No Brasil, o vetor da dengue é a fêmea do mosquito Aedes aegypti.
Segunda dose
Dos municípios com doses disponíveis, 12 devem aplicar a vacina para o público na faixa etária de 10 a 14 anos. Outros 15 municípios receberam doses remanejadas para o público de 4 a 59 anos de idade.
Municípios que disponibilizam as vacinas, segundo a FVS, são: Manaus, Iranduba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Careiro, Nova Olinda do Norte, Manaquiri, Santa Isabel do Rio Negro, Autazes, Careiro da Várzea, Benjamin Constant, Borba, Carauari, Coari, Codajás, Envira, Humaitá, Itacoatiara, Jutaí, Lábrea, Manacapuru, Novo Airão, Tabatinga, Tefé e Tonantins.