O Amazonas Atual utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.
Confirmo
AMAZONAS ATUAL
Aa
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Aa
AMAZONAS ATUAL
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
Pesquisar
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
    • Augusto Barreto Rocha
    • Cleber Oliveira
    • Fatima Guedes
    • José Ricardo
    • Márcia Oliveira
    • Sandoval Alves Rocha
    • Sérgio Augusto Costa
    • Tiago Paiva
    • Valmir Lima
  • Quem Somos
Siga-nos
  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos
© 2022 Amazonas Atual
Política

‘Fundeb é pago quando o gestor não cumpre papel’, diz David Almeida

3 de janeiro de 2024 Política
Compartilhar
David Almeida explicou motivo de não ter pago abono do Fundeb em 2023 (Foto: Reprodução/Facebook/Difusora do Amazonas)
Do ATUAL

MANAUS – Sem excesso de arrecadação, o pagamento de abono do Fundeb só ocorre quando o gestor não cumpre o seu papel, disse o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), nesta quarta-feira (3), em entrevista a uma rádio de Manaus.

Ao explicar o motivo de não ter pago o bônus a servidores da educação, David disse que não houve aumento no valor repassado pelo governo federal e que o dinheiro transferido foi usado para pagamento de benefícios definitivos, como as progressões de carreira e correções salariais, que integram a aposentadoria do servidor.

“Por que eu paguei o abono em 2017 quando eu fui governador [interino]? Porque era a única forma de contemplar os professores naquele momento, que eu tinha apenas cinco meses no governo. Mas, você paga o abono quando o gestor não faz a sua parte. Como assim? Correções atrasadas, data-base atrasada, progressões atrasadas. Quando você não faz isso você tem sobra. Quando você cumpre completamente todas as progressões, todas as datas-bases, todos os benefícios para os professores e profissionais da educação, você está aplicando da forma devida porque ele leva esses benefícios para a vida acadêmica dele, para a aposentadoria – o Fundeb não vai para a aposentadoria, mas a progressões, as correções, os enquadramentos necessários vão”, afirmou o prefeito.

De acordo com David, em 2021 os repasses do Fundeb totalizaram R$ 1,167 bilhão. No ano seguinte, R$ 1,383 bilhão. A diferença foi de aproximadamente R$ 216 milhões. No fim de 2022, com o excesso de arrecadação de verbas federais, a prefeitura pagou abono de até R$ 9 mil a servidores da educação.

No ano passado, os repasses totalizaram R$ 1,366 bilhões. A diferença em relação a 2022 foi de aproximadamente R$ 17 milhões. A Semed (Secretaria de Educação de Manaus) concedeu, no ano passado, reajuste salarial de 4,5% aos profissionais da educação.

“Essa é a boa aplicação do recurso. Quando tem o excesso de arrecadação, além de pagar a data-base, fazer os enquadramentos e as progressões, você também aplica o bônus que é o abono. Então, em função da diminuição do repasse, do número de alunos, isso impactou nas finanças federal, estadual e municipal”, disse David.

No fim do ano passado, parte da categoria cobrou de David o pagamento do abono do Fundeb. Na ocasião, a Semed explicou que aplicou 93% dos recursos do Fundeb em pagamento de folha de pessoal. Conforme a secretaria, o restante foi aplicado nas despesas operacionais das escolas.

David disse, nesta quarta-feira, que houve “frustração” do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e do ICMS e diminuição do Fundeb. “Em função disso, não foi possível pagar o abono. Porém, a data-base está em dia, as progressões estão em dia, os enquadramentos estão em dia, aumento de todas as vergas, salários, essa é a obrigação do gestor”, afirmou o prefeito.

Notícias relacionadas

MPAM investigará se há omissão da CMM em cassar o vereador Rosinaldo Bual

Justiça dos EUA aceita AGU como defensora de Moraes em ação de Donald Trump

TRE autoriza candidato a presidente a mudar domicílio eleitoral para o AM

Aleam aprova LDO de 2027 com aumento de recursos para o MPAM

Cabo da PM ‘gerenciava’ prostituição de adolescentes em Manaus, afirma delegada

Assuntos abono, David Almeida, Fundeb, manchete
Felipe Campinas 3 de janeiro de 2024
Compartilhe
Facebook Twitter Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Copy Link Print
15 Comments
  • Charles disse:
    4 de janeiro de 2024 às 08:26

    Nós faremos nosso trabalho nas eleições também. pode esperar.

    Responder
    • Eduardo disse:
      4 de janeiro de 2024 às 13:43

      Esse prefeito se contradiz, pois se assim fosse não tinha professores esperando a suas progressões por mais de 4 anos. Então porque não Deu as progressões em vez de 7 mil de Fundeb por cadeira em 2021 e 3 mil por cadeira em 2022? Então ele não fez a sua parte como gestor. Tinha que ter atualizado todas as progressões dos professores e não fez. Agora quer justificar devido a queda de 5% de diferença de arrecadação para o ano de 2022. É muito mal gerido o dinheiro público. Então ele confessa que foi um mal gestor no ano de 2021 e 2022 pagando o Fundeb em vez de atualizar as progressões.

      Responder
  • Narciso Cardoso Barbosa disse:
    4 de janeiro de 2024 às 15:06

    Lamentável que um gestor público com visão tão pequena tente justificar o injustificável. Manaus é uma potência em arrecadação, tem o 6° PIB das capitais brasileira e não consegue ter uma política de valorização dos professores? Fazer média com o recurso federal é fácil, mas, cadê as receitas próprias do município? Como está sendo gerido o fundo municipal de educação? Muitas respostas precisam ser dadas. Órgão controle, vcs com a lavra.

    Responder
    • Figueira disse:
      4 de janeiro de 2024 às 15:41

      Faz o L….kkkkkkk

      Responder
      • Antonio disse:
        4 de janeiro de 2024 às 16:52

        Professor quer ganhar Fundeb todo ano, grande parte nem merece o salário que tem, pois faz um desserviço como educador. Sou professor de sala de aula, já fui premiado nacionalmente na Olimpíada de Língua Portuguesa, tudo graças ao trabalho realizado com meus alunos. A maioria dos professores só querem saber do salário. Sempre digo que a forma de pagamento do professor deveria seguir o modelo chinês, o professor teria um salário fixo e receberia abono se sua turma apresentasse um bom desempenho, com isso seu salário seria maior graças a sua dedicação. Quando digo isso os preguiçosos são os primeiros a reclamar.

        Responder
      • Cleusimar Araújo disse:
        4 de janeiro de 2024 às 22:49

        É mas não foi o L que deixou de pagar o fundeb e sim um bolsonarista.

        Responder
  • Thell disse:
    4 de janeiro de 2024 às 15:20

    Progressão para 300 para justificar o uso indevido do dinheiro usado

    Responder
  • Marcos disse:
    4 de janeiro de 2024 às 15:45

    Ele passou dois anos sem aparecer então e resolve aparecer no terceiro ano de mandato é isso que ele quiz dizer ?

    Responder
  • Valdeniza Santos disse:
    4 de janeiro de 2024 às 16:51

    E eleição está ai.
    #amomparaprefeito

    Responder
    • Fedelice Araújo disse:
      4 de janeiro de 2024 às 18:40

      Percebo que ele fala sobre as progressões como se todas estivessem em dia, e a fila para receber progressão à anos? Tanto por tempo de serviço , como também de pós graduação e mestrado?

      Responder
    • Arlete disse:
      4 de janeiro de 2024 às 18:53

      É lamentável a situação do prefeito, não tem justificativa para o injustificável, o gestor não deu conta do seu papel, não tem dinheiro pra pagar a sobra do fundeb , muitos professores esperando pela progressão a anos, e ainda tem a coragem de falar que fez muito pelos professores , ele mesmo se contradiz, a questão é: cadê o dinheiro do fundeb?

      Responder
  • Dinemar Brito disse:
    4 de janeiro de 2024 às 17:45

    Tentando justificar o que não tem justificativa!! 2023 foi um ano que os profissionais da educação mais trabalharam para cumprir as metas propostas da SEMED. Seria interessante os profissionais terem seu trabalho reconhecido! Além do que, se não iam pagar por que a secretária fez Live dizendo que iria? Ela criou expectativa na cabeça dos profissionais. Alguns até gastaram por conta da fala dela e hoje estão agoniados cheios de dívidas.

    Responder
  • Paulo disse:
    4 de janeiro de 2024 às 19:55

    Professores trabalham respectivamente no processo de ensino e aprendizagem “criatura” não somos promoters de eventos dentro da escola. Atividades extracurriculares já está dizendo são extras. Não dá benemérito diante de outros colegas. Seu comentário foi muito infeliz. E contra os colegas. Eu mesmo fiz PCE na minha escola. Fui único aprovado em projeto na Fapeam. E nem por isso vou dizer que todo mundo e preguiçoso. Cada um tem um contexto, uma história de vida e uma saúde específica e um contexto escolar. Tem gente que trabalha num contexto complicadissimo escolar. Todos nós somos trabalhadores e metemos os bônus. O que mais tem são colegas doentes de saúde afastado. Performance fica pra cabeça doente das pessoas insensíveis

    Responder
  • Jonssen Freitas disse:
    4 de janeiro de 2024 às 20:49

    Ok, aonde vocês estavam quando o Amazonino era prefeito e nunca pagou o atual Fundeb? aonde vocês estavam quando o Eduardo Braga era prefeito e nunca pagou o atual Fundeb? Aonde vocês estavam quando o Omar era prefeito e nunca pagou o atual Fundeb? Aonde vocês estavam quando o Alfredo Nascimento era prefeito e nunca pagou o atual Fundeb? Aonde vocês estavam quando o Serafim era prefeito e nunca pagou o atual Fundeb? Aonde vocês estavam quando o Arthur era prefeito e nunca pagou o atual Fundeb, que aliás tentou comprar o votos dos professores na corrida pela reeleição com 1.000,00 para cada professor. Vocês deveriam buscar entender e participar mais da política em si e não apenas assistir da arquibancada e torcer e aceitar as falácias em período de eleição. Esse cara que hoje você ver prefeito lutou muito e sozinho contra os grupelhos dos coronéis de barranco que tentaram copitá-lo para seus grupos, e ele disse não a todos, esse cara chamado Davi tem trabalhado dioturnamente por está cidade, agora não espere que com quatro anos de mandato ele consiga resolver problemas e roubos da prefeitura de mais de 30 anos, no mínimo vocês estão sendo levianos quando dizem que só agora que ele aparece, ou seja, no mínimo vocês precisam trocar a lente turvada de vossos olhos, este homem vive nas ruas de Manaus, fiscalizando o dinheiro público que está sendo investigado em obras , se este está sendo bem aplicado, deixe de lezeira e caboquise, procure ver quem realmente fez, faz e fará um bom trabalho aonde quer que o coloque para trabalhar como homem público. Criticar é bom, quero ver é fazer, o Amazonino Júnior que muitos estão essaltando, chamado Amom, broqueou verbas para Manaus, tanto para o estado como para o município e até votou contra o Amazonas porque o grupelho dele não está no poder, e isso vocês estavam aonde mesmo!!??? E isso que agrada vocês!!!???

    Responder
  • Jonssen Freitas disse:
    4 de janeiro de 2024 às 20:52

    Aonde ser lê ” investigado” lesse investido.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

cabo daciolo
Política

TRE autoriza candidato a presidente a mudar domicílio eleitoral para o AM

23 de junho de 2026
Segundo a delegada Mayara Magna, o cabo controlava toda a operação em casa alugada por ele (Foto: Divulgação/PCAM).
Polícia

Cabo da PM ‘gerenciava’ prostituição de adolescentes em Manaus, afirma delegada

23 de junho de 2026
Servidores da Amazonprev são alvos de operação da PF nesta sexta (Imagem: Whatsapp/Reprodução)
Dia a Dia

Juíza mantém afastados ex-diretores da Amazonprev investigados pela PF

23 de junho de 2026
Hidrovia Rio Madeira (Foto: Divulgação/Dnit)
Dia a Dia

GT Infra identifica dragagem de trechos no rio Madeira não incluídos em plano

22 de junho de 2026

@ Amazonas Atual

  • Inicial
  • Política
  • Economia
  • Dia a Dia
  • Esporte
  • Polícia
  • Expressão
  • TV Atual
  • Lezera Pura
  • Serviços
  • Variedades
  • Saúde
  • Negócios
  • Tecnologia
  • Colunistas
  • Quem Somos

Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?